: idéias para o balanceamento dos pokemons



Kyzonu
10-18-2013, 09:59 AM
bom, o grande problema do servidor é o balanceamento entre pokemons, isso desde que foi aberto.

por questões de vantagens e movesets(sem falar em status ridiculamente buffados que fogem muito Ã* realidade do gb) alguns pokemons como rhyperior(o melhor exemplo) acabam sendo "must have" para os jogadores sérios. mesmo nos outros tipos, a maioria dos pokemons acaba sendo inútil. quem usa um kingler no lugar de um blastoise ou marshtomp? originalmente, pokemons "elite" deveriam ser extremamente raros de se obter, mas agora praticamente todo mundo tem rhyperior/mortar/vire...

ja aviso logo: as ideias que tive fogem COMPLETAMENTE da natureza dos jogos do gameboy, então se você é do tipo que fala "no GB não é assim, então vai ficar tosco", pode parar de ler por aqui. essas ideias são para tornar QUALQUER pokemon usável em um time "high level", fugindo daquela coisa de "rhyperior, magmortar, electivire..." são para que os jogadores possam usar o pokemon que acham legais.

primeiramente, falarei sobre os tipos:
alguns pokemons tem movesets que fogem muito o seu tipo e acabam ficando terrÃ*veis para caçar. por exemplo o tentacruel, que é um pokemon de água mas tem apenas 2 ou 3 moves ofensivos desse tipo. pokemons de água são usados para caçar fogo ou pedra, que recebem bonus damage de moves aquáticos, então de que adianta ter um pokemon de água que não sabe moves aquáticos?

aqui vai a solução: acabar com o sistema de vantagens e desvantagens. desse jeito pokemons que possuem 2 tipos distintos, e até aprende moves de um terceiro tipo, poderão ter moves que correspondem Ã* sua realidade sem se tornarem inúteis para caçar.


agora a segunda parte: moveset
nos jogos de GB, moveset não se torna um problema de balanceamento pois todos os pokemons possuem o mesmo número de moves e podem aprender uma variedade gigantesca de combinações devido aos TMs e HMs. isso não é o que acontece em "poketibias". de que adianta um pokemon com status altos ter um moveset fraco? a maioria dos pokemons "must have" possuem pelo menos 9 moves ofensivos(que não são buffs/debuffs), enquanto isso outros pokemons não passam de 8 no moveset inteiro, desses o mais forte sendo abaixo de power 100.

solução: padronizar um poder de PPM(power por minuto) no moveset. por exemplo(números apenas para explicação): se em 1 minuto o rhyperior consegue usar 10 moves de power 100, o PPM dele é de 1k. se um raichu consegue usar 10 moves de power 50, o PPM dele é de 500. então para balanceá-los, basta adicionar moves mais fortes no raichu? não necessariamente, talvez no moveset do raichu não haja nenhum move forte compatÃ*vel para aumentar o poder de atk dele, então o que fazer? simples, basta diminuir os cooldowns de seus moves. assim, ele vai poder usar 20 moves de power 50 e alcançar o valor de 100 PPM.


terceira parte: status.
agora de que adianta ter um moveset bom se seu pokemon tem status ridiculos?

solução extremamente simples: padronizar o valor total dos status base dos pokemons. usando um número aleatório, digamos que o valor de todos os status base no lvl 1(aqueles que aparecem na dex) somados deve corresponder a um número entre 400 e 430. pontos que serão distribuidos de acordo com as caracteristicas do pokemon.


como eu disse: fugiu completamente do modelo original(que foi criado para um gameplay completamente diferente do modelo poketibia), mas foi capaz de alcançar o balanceamento entre kingler e marshtomp, dugtrio e rhyperior, electrode e electivire. assim, no server, os jogadores terão a liberdade para usar quaisquer pokemons que gostarem sem terem sua performance massacrada pela dos que possuem pokemons "elite". agora quem passou semanas tentando dropar um fóssil não vai ficar com um pokemon mediano quando podia simplesmente capturar um squirtle ou rhyhorn. quem gastou uma fortuna em seu evee não tem um pokemon que só serve para dizer "eu sou rico", e quem passou um bom tempo curtindo seu adorado rattata/pidgey pode mantê-lo em seu time sem ser ridicularizado pelos outros jogadores.

não digo que as soluções propostas devem ser implantadas no servidor, só criei o tópico para apresentar uma ideia que tive e que sem dúvida alguma resolverá o maior problema que temos.

se alguem tem alguma critica construtiva, seja bem vindo. os outros, nem percam seu tempo digitando uma resposta.

CodeBreaker
10-18-2013, 10:42 AM
é uma ideia, realmente foge do gba, mas como a parada é online, tem que ser adptada.

Luky
10-18-2013, 12:40 PM
Eu num li pq é mt grande. UEUEUHEUHEUHE

Frosch
10-18-2013, 08:47 PM
Outra coisa que foge tbm são os iniciais, os iniciais de Kanto/Johto são relativamente fracos comparando-os com os de Hoenn, e olhando nos stats originais dos jogos de GB eles são "parecidos".

Edit:
Terminei de ler o post, não sei se seria justo um jogador que gastou tantos mil reais comprando um Rhyperior/Tyranitar etc e no outro dia o jogo muda e um Dugtrio que é facil pegar e upar tenha o mesmo "power" que ele. Mas em relação aos fósseis eu concordo, o pessoal fica meses tentando dropar ( SE dropar ) e o pokemon ser fraco? Acho que deveriam valorizar mais os pokemons pré-historicos, já o Eevee não tem jeito, ele sempre foi um pokemon ruim, em qualquer jogo de GB.

Kyzonu
10-19-2013, 05:58 PM
Terminei de ler o post, não sei se seria justo um jogador que gastou tantos mil reais comprando um Rhyperior/Tyranitar etc e no outro dia o jogo muda e um Dugtrio que é facil pegar e upar tenha o mesmo "power" que ele. Mas em relação aos fósseis eu concordo, o pessoal fica meses tentando dropar ( SE dropar ) e o pokemon ser fraco? Acho que deveriam valorizar mais os pokemons pré-historicos, já o Eevee não tem jeito, ele sempre foi um pokemon ruim, em qualquer jogo de GB.

lógicamente uma grande mudança nao viria da noite pro dia... tem muito tempo pra fazer um patch.

evee fraco? spatk do jolteon base é 110, enquanto o do electivire é 95.

todas as evoluções dele têm status ofensivos altÃ*ssimos, tirando o umbreon que é um pokemon tank.