: Variedade, balanceamento!



Uber
04-30-2014, 09:56 AM
Bem, minha ideia é simples mas trabalhosa.

Comecei a jogar o jogo nessa semana com a esperança de que eu poderia montar um time com pokes que eu sempre gostei e mesmo assim poder ser competitivo.

Porém vi que mesmo nesse server, onde os pokemons evoluem por level, ainda sim há os pokemons "must have", tipo tyranitar, alakazam, etc e isso me desanimou bastante a continuar jogando.
Esse lance de BL também é algo que restringe bastante o fato de ter um time forte Ã* sua sorte. Ou seja, se você é azarado, nunca terá um time bom, não importa o quanto se esforce. Mas se você pudesse continuar a ganhar status nos pokemons mesmo depois do level 100, porém de forma mais lenta, para que você tenha a oportunidade de tornar seu poke tão bom quanto, mesmo sem BL ou base lvl promissores?
Vejo que só pokes de base level e BL alto têm valor no mercado.

Enfim, para mim o cenário ideal é ter a chance de usar um "pikachu do ash" superforte, ou um tauros bem upado, ou qualquer outro pokemon que você gosta, e surpreender nos duels, propiciar uma variedade no jogo, pois a variedade vai manter os players focados em suas próprias estratégias, em montar seus próprios times e evitar ser obrigado a "ter aquele time com dragonite e tal pq é bom e se eu não o fizer vou levar couro de todo mundo".

Acho extremamente sem graça começar um duel e saber quais são os pokes que vão ser usados contra você... "Lá vem o alakazam BL10, lá vem o tyranitar BL8, lá vem o S.Gyarados..."

Um conselho Ã* equipe: A variedade vai tornar o jogo mais divertido e evitar que players parem de jogar porque enjoaram.

Abraços!

Archangel
04-30-2014, 10:13 AM
Minha humilde opinião...

Você upa o que vc gosta, os caras dizem "pra vc é fácil falar com 13 shinys até eu!", mas muitos me chamaram de IDIOTA por pegar um shiny seaking para upar e upar até lvl 100 de base (sim, eu fiz isso!), com relação a duelos, ficaria impossÃ*vel fazer isso que vc disse ao meu ver, pq não há como deixar TODOS extremamente balanceados assim e também não teria sentido vc batalhar dias, semanas ou até meses por um pokemon pra ele ser tão competitivo como um pikachu que vc pega em 10 min de hunt (só um exemplo).

Então fica meio embaçado mudar assim, por isso existem pokemons bons para duelo e pokemons bons para up lvl, além dos pokemons que vc gosta, eu upo mais os que eu gosto do que aqueles fortes, me sinto bem upando aquilo que gosto mesmo que não seja tão forte assim, hoje em dia vc vê varios shiny gyarados no server pq um dia no test server (o último dia para ser mais exato) eu matei um shiny gyarados selvagem e falei para todo mundo que uparia um s. magikarp do 1 ao 59, mais uma vez me chamaram de louco, quando tive a oportunidade comprei um shiny magikarp base e comecei a upar, todos olharam e me chamaram de louco por fazer aquilo, mas independente do que disseram eu upei pq gosto de "desafios" (se olhar minha assinatura vai ver que to num desafio um tanto quanto complicado), logo, vc tem que fazer o que acha mais legal no jogo, mais interessante e não se importar muito com a opinião dos outros!

Abraço!

Uber
04-30-2014, 10:31 AM
Minha humilde opinião...

Você upa o que vc gosta, os caras dizem "pra vc é fácil falar com 13 shinys até eu!", mas muitos me chamaram de IDIOTA por pegar um shiny seaking para upar e upar até lvl 100 de base (sim, eu fiz isso!), com relação a duelos, ficaria impossÃ*vel fazer isso que vc disse ao meu ver, pq não há como deixar TODOS extremamente balanceados assim e também não teria sentido vc batalhar dias, semanas ou até meses por um pokemon pra ele ser tão competitivo como um pikachu que vc pega em 10 min de hunt (só um exemplo).


Então fica meio embaçado mudar assim, por isso existem pokemons bons para duelo e pokemons bons para up lvl, além dos pokemons que vc gosta, eu upo mais os que eu gosto do que aqueles fortes, me sinto bem upando aquilo que gosto mesmo que não seja tão forte assim, hoje em dia vc vê varios shiny gyarados no server pq um dia no test server (o último dia para ser mais exato) eu matei um shiny gyarados selvagem e falei para todo mundo que uparia um s. magikarp do 1 ao 59, mais uma vez me chamaram de louco, quando tive a oportunidade comprei um shiny magikarp base e comecei a upar, todos olharam e me chamaram de louco por fazer aquilo, mas independente do que disseram eu upei pq gosto de "desafios" (se olhar minha assinatura vai ver que to num desafio um tanto quanto complicado), logo, vc tem que fazer o que acha mais legal no jogo, mais interessante e não se importar muito com a opinião dos outros!

Abraço!

King, concordo contigo.

A minha sugestão não é nivelar TODOS os pokemons. Sim, não faria sentido pokemons mais fáceis de se obter terem o mesmo resultado final de pokemons mais difÃ*ceis. Porém, a discrepância ainda é grande. Há, ainda, uma restrição de pokes a serem usados em duel. Para mim, a grande diversão do pokemon é enfrentar outros players, já que o duel, afinal de contas, é a essência do pokemón criado pela nintendo. Os pokemons raros e shinies continuariam sendo a melhor opção, porém deveria haver uma variedade maior de "alternativas possÃ*veis". Ex, Hypno equiparável a um Alaka, Venu e meganium a um Sceptile.

Talvez aumentar um pouco a dificuldade de se obter um shiny, para torná-los menos comuns, já que os pokemons normais são esquecidos quando comparados a um shiny.

Archangel
04-30-2014, 10:54 AM
Então, aos poucos o Deddz está balanceando os pokemons e é bem demorado, afinal quando concerta uma coisa, sempre aparece aqueles reclamando que ficou ruim e talz
Mas ai o balanceamento que vc deu exemplo é meio complicado, tendo em vista que o moveset deles são meio diferentes e os status também, logo é complicado deixar um pokemon grass/venom (Venu) igual um totalmente grass (sceptile) e por ai vai, entendeu?

Uber
04-30-2014, 11:19 AM
Sim, para isso entraria minha outra sugestão: O balanceamento em cima de parâmetros. Realmente é extremamente complicado e demorado balancear os pokemon em cima de observação apenas.

Eu já mexi e alguns servers e vi cada ataque tem seu dano mensurável, ex, 200.

A questão é estabelecer uma relação direta entre os status no jogo e os status no bulbapedia (a nintendo já teve o trabalho de balancear os pokemons para nós) e fazer alterações no jogo em cima de tais parâmetros, na hora de adicionar um shiny, por exemplo, shinys serão SEMPRE 20% mais fortes que pokemons normais. É mais confiável confiar na matemática do que no "achismo" dos players.

E sim, mesmo no gba, há pokemons mais fortes e outros mais fracos. Restaria deixar os mais fortes mais raros proporcionalmente.

Acredito que assim o jogo teria o tão sonhado gameplay GBA em plataforma MMORPG.

Archangel
04-30-2014, 11:23 AM
Gameplay GBA em plataforma MMORPG? Não no Pbro né???
GBA = Turnos, não há essa possibilidade no Pbro!
O bulbapedia tem seu balanceamento pra esse tipo de jogo em turnos, logo é um pouco mais complicado aqui mesmo cara! =(

Big Matt
04-30-2014, 12:31 PM
Não dá para usar os stats da Gamefreak como definitivos. Esse é o grande problema e dificuldade do balanceamento.

E não, Rhyperior, Tyranitar, Alakazam não são pokémons que não podem faltar no seu time. Se você souber utilizar o moveset do seu pokémon, souber vitaminar, colocar boost no seu pokémon, ele fica competitivo. O grande problema do jogo são os players que tem preguiça de explorar pokémons diferentes e montar estratégias para ele. Mais fácil ter um pokémon com dano absurdo, que se você bater a testa no teclado, ganha...

Uber
04-30-2014, 12:40 PM
Não dá para usar os stats da Gamefreak como definitivos. Esse é o grande problema e dificuldade do balanceamento.

E não, Rhyperior, Tyranitar, Alakazam não são pokémons que não podem faltar no seu time. Se você souber utilizar o moveset do seu pokémon, souber vitaminar, colocar boost no seu pokémon, ele fica competitivo. O grande problema do jogo são os players que tem preguiça de explorar pokémons diferentes e montar estratégias para ele. Mais fácil ter um pokémon com dano absurdo, que se você bater a testa no teclado, ganha...

Entendi. É, como disse, sou novato aqui. Minhas sugestões foram fundamentadas após explorar o forum e ver um certo padrão nos times da galera.

O teu argumento, porém, mudou meu conceito. Ótimo! Se assim de fato for, excelente.

Obrigado pelo esclarecimento :D

Big Matt
04-30-2014, 01:58 PM
Pode confiar em mim. Existem vários pokémons que são bons, mas o povo tem preguiça de melhorar com vitamina e boost. Todas as evoluções do eevee, octillery, arcanine, weaville, tangrowth, scizor, nidoking, dewgong... são pokemons bons que o povo não upa nem investe.

Archangel
04-30-2014, 02:40 PM
Exatamente, um bom exemplo disso é o povo que participou do torneio Gran Maestro, ao ver a habilidade, força e condições de jogar com pokemons diferentes começaram a upar coisas diferentes, em partes é exatamente o que eu disse, vai bastante de gosto, vc upa o que vc gosta que o restante quem deixa bom é vc usando vitaminas, berries e aumentando o Boost dele, independente de ter bl0 ou bl12, ser normal ou shiny, se for um poke que vc gosta, vc vai saber usar ele e muito bem, um pequeno exemplo, sempre chamaram shiny poliwrath de lixo e que era mto pior que shiny gyarados, ganhei 3 duelos contra shiny gyarados usando ele, outra coisa que provei também no começo diziam que vileplume era bem inferior a victreebel (eu gosto mto mais de vic, mas gosto de ir contra a opinião dos outros) peguei upei um vileplume e fui 2 duelos contra vic e venci, tudo depende de vc mesmo!

Frosch
04-30-2014, 08:53 PM
Eu upei um Slowpoke lvl base até lvl 100, deixei full vitamina, boost +9 (sem cash pra +10), hoje ele é Slowking, todo mundo fala que é ruim, porém é o pokemon mais legal ao meu ver e continuo com ele no team sempre. :D
E a explicação do Matt é o único argumento necessário para sua ideia, os players sempre preferem a coisa mais fácil e não correm para outras opções de pokemons que nem sabem se são ou não competitivos.

Big Matt
04-30-2014, 10:07 PM
Garanto que falam que ele é ruim, pq morreu para um rhyperior. É mania dos players comparar TODOS os pokémons com o rhyperior.

Chrome002
05-04-2014, 04:57 PM
A mesma coisa se encaixa no Hypno que 99,9% do servidor fala que ele é pessimo e tals.
Dai eu pergunto, porque o Hypno é ruim e o cara me diz "Porque Alakazam é melhor".
A mesma coisa com Victreebel e outros pokemon além dos que o Mini Matt citou.

Big Matt
05-04-2014, 05:01 PM
E há controversas sobre essa superioridade do alaka. Eu prefiro hypno do que alaka.

nandoedp1
05-04-2014, 10:47 PM
Cara, eu jogo aqui há um bom tempo e na minha opinião apenas 2 coisas mexeram com o server. A primeira coisa que deu um "baque" no server foi a invenção do BL, isso transformou muiito o server, era geral se desfazendo de pokes bons lvl 100 só para refaze-lo com BL (Exceto pokes difÃ*ceis como Tyranitar por ex).
Alguns dizem que o BL não faz "muita" diferença, o que eu discordo totalmente, além dos que tiveram a sorte de tirar um Shiny com BL os sem vida se deram e ainda se dão muito bem com esse sistema.

A segunda coisa que na minha opinião mexeu com o server é esse evento totalmente OP de pascoa, sinceramente eu achei muito mas muiiiito OP! Tinha neguinho lvl 50 com Magma Cristalizado e outros doidos vendendo ovos a 10k cada (A economia agradece... ou não)

Mas mesmo parando e voltando, parando e voltando eu acabo sempre voltando, eu acho esse aqui o melhor e mais balanceado server dos últimos anos onde quase 90% estão BONS para qualquer tipo de uso, o problema é que como disseram alguns não dão o merecido valor a eles.

Frosch
05-05-2014, 12:12 AM
O BL eu concordo que mexeu muito com o servidor ter entrado bem no meio do mesmo. Já o evento de páscoa pense bem amigo, quantas stones nesses dias do evento circularam o servidor? Não foram 50 ou 100, foram + de 500, isso deixa a economia do servidor MUITO melhor, sem falar que é na sorte tirar um Magma Cristalizado, ele deve ter ralado muito pra bater nos coelhos, para os High Level era bem facil com seus pokemons, agora vê se um nego lvl 50 tem condição de pegar + de 5 ovinhos por evento? :s

Big Matt
05-05-2014, 01:35 AM
O BL só começa a fazer diferença, no pior dos casos, Ã* partir do boost +18. Até aÃ*, um pokémon bl 12 pode ser igualado ou superado.

Archangel
05-05-2014, 11:53 AM
A parte comentada de "A economia melhorou" ao meu ver em partes foi bom isso e em partes foi ruim isso

O lado bom foi, as pessoas que precisam dar boost em seus pokémons conseguiram relativamente bem (exceto meu machamp, poucos tiraram pedra da honra kkkkkk) com relação as pedras normais, por ser usada em boost continuaram o mesmo valor

O lado ruim, quem se matava para dropar pedras mais raras (magma cristalizado, pedra anciã, protetor, eletrificante por exemplo) se deram mal, pq agora MUITOS no server tem essas pedras raras de drop e o valor delas caiu drasticamente por esse mesmo motivo, creio que uma coisa que as fariam valorizar denovo seria colocar elas também para boost, exemplo: vc poderia usar protetor para boost em rhyperior, mas não equivalendo a uma única pedra e sim a uma certa quantia que poderia ser equivalente ao valor delas, se a pedra custar 150k seria referente a 15 pedras da terra que é a de boost dela, não sei se seria uma boa fazer isso, mas creio ser uma idéia apenas!

Kenichi
05-05-2014, 12:34 PM
A parte comentada de "A economia melhorou" ao meu ver em partes foi bom isso e em partes foi ruim isso

O lado bom foi, as pessoas que precisam dar boost em seus pokémons conseguiram relativamente bem (exceto meu machamp, poucos tiraram pedra da honra kkkkkk) com relação as pedras normais, por ser usada em boost continuaram o mesmo valor

O lado ruim, quem se matava para dropar pedras mais raras (magma cristalizado, pedra anciã, protetor, eletrificante por exemplo) se deram mal, pq agora MUITOS no server tem essas pedras raras de drop e o valor delas caiu drasticamente por esse mesmo motivo, creio que uma coisa que as fariam valorizar denovo seria colocar elas também para boost, exemplo: vc poderia usar protetor para boost em rhyperior, mas não equivalendo a uma única pedra e sim a uma certa quantia que poderia ser equivalente ao valor delas, se a pedra custar 150k seria referente a 15 pedras da terra que é a de boost dela, não sei se seria uma boa fazer isso, mas creio ser uma idéia apenas!

Acho que seria melhor aumentar o valor delas no npc que compra Pedras, pelo menos isso estabilizaria o valor dessas Pedras mais Raras. Sendo que não mudaria muito depois que a quantidade delas in-game diminui-se, já que elas ainda são muito difÃ*cil de dropar.

Big Matt
05-05-2014, 02:40 PM
Na verdade, isso foi um evento, e como todo evento, é passageiro. Só tá saindo mais barato agora por dois fatores: maior quantidade circulando no server, e gente que tem pressa de vender.

Quem acha que um magma cristalizado não vale menos do que 200k, é só continuar vendendo por 200k+. Quando o excedente acabar, vão comprar o seu item evolutivo pelo preço "certo".

Archangel
05-05-2014, 04:09 PM
Concordo com vc, mas mesmo sendo um evento e tudo, os pokemons evoluidos com esses itens de evolução são poucos, logo o pessoal não vai estar com uma demanda de procura tão alta por esses itens como estava a 1 semana antes do evento, bom pra mim não influencia muito, só estou expondo meu ponto de vista!

Big Matt
05-05-2014, 05:51 PM
Com que frequência esses itens tem drop? Lembro de que há pouco tempo, o magma cristalizado chegava em 500k. Novos magmortars, electivires, molten golem, rhyperiors e afins apareceram no server, bem como gente querendo ter.

A tendência é que conforme novos players surjam, a demanda aumente de forma igual.

nandoedp1
05-05-2014, 07:44 PM
Mas o problema agora são os pokes super boostados, com a facilidade de obter as stones comuns o preço cai e os ricos fazem a festa.
Pra quem está começando fica pior ainda, principalmente para quem começar depois que o evento acabar já que preços voltarão ao normal e quem teve a oportunidade fez a festa.

Mas enfim, o que já está feito, está feito e agora temos que nos preocupar in-game.

Deddz
05-05-2014, 10:19 PM
Eu já mexi e alguns servers e vi cada ataque tem seu dano mensurável, ex, 200.

A questão é estabelecer uma relação direta entre os status no jogo e os status no bulbapedia (a nintendo já teve o trabalho de balancear os pokemons para nós) e fazer alterações no jogo em cima de tais parâmetros, na hora de adicionar um shiny, por exemplo, shinys serão SEMPRE 20% mais fortes que pokemons normais. É mais confiável confiar na matemática do que no "achismo" dos players.



A forma como o dano é causado aqui é bem diferente dessa do número de dano que o ataque causa e pronto, é bem diferente dos servidores encontrados por aÃ* nas "internetes".
O maior problema na hora de fazer algo parecido com o GBA exatamente dessa forma é a parte onde aqui não existem turnos.

no gba se você tem 4 ataques com 150 de power vc é um lixo.
no pokebro se você tem 4 ataques com 150 de power vc é um mito.

tão simples mas tão complicado T^T

Dom Rebuli
05-05-2014, 10:46 PM
oque são os turnos?

Big Matt
05-05-2014, 11:30 PM
Pera... pokemons super boostados são problemas? Todos puderam comprar as pedras, uns mais, outros menos. O cara que comprou a pedra no evento compraria a pedra fora do evento. Quem vendeu 10 da harmonia para o cara que ia boostar wigglytuff, comprou 10 do trovão para boostar magnezone, simples.

Ok, já deu pra mim.

Deddz
05-06-2014, 10:00 AM
Evento é isso ué, quem pode aproveitar ótimo, existe isso em todo lugar.

Deddz
05-06-2014, 10:05 AM
oque são os turnos?

Lembra do GBA Dom ? Cada pokémon tem seu turno pra atacar (quem tem speed maior ataca antes [Existem algums movimentos que tem o que é conhecido como priority e atacam antes de qualquer outro ataque, como protect, endure, quick attack, extremespeed, mas isso é outra história]), já aqui, não existe isso, você pode simplesmente sair soltando seus moves mais fortes de uma vez e derrubar tudo.

Se está óbvio que seu oponente vai fazer isso você tem 3 opções :
- Aceitar que você tá Fu!@#!"$
- Tentar fazer da mesma forma e conseguir causar mais dano.
- Usar algo que vá dar uma boa ajuda para evitar esses danos, jogando nos casos extremos do pokebro hoje, é como dar um confuse ray no Rhyperior durante o Rock Wrecker + Earthquake.

A 3ª é a melhor nesse caso, mas depende de muitos fatores então varia muito, depende demais de que pokémons estão alÃ* e de quem está jogando.

Enfim, é isso.

-venomoth é um monstro-

nandoedp1
05-07-2014, 01:24 AM
Pera... pokemons super boostados são problemas? Todos puderam comprar as pedras, uns mais, outros menos. O cara que comprou a pedra no evento compraria a pedra fora do evento. Quem vendeu 10 da harmonia para o cara que ia boostar wigglytuff, comprou 10 do trovão para boostar magnezone, simples.

Ok, já deu pra mim.

Eu não penso assim.
Em meio ao evento as pedras mais simples ficaram mais baratas e quem antes tinha mais dinheiro, obviamente, comprou mais. Seguindo essa linha de raciocÃ*nio, quem começa a jogar o server após o evento pega um server mais "rodado" tendo vários players com pokes acima de +10,+15 (o que não era comum entre a maioria dos players) e os preços normais.
Mas enfim, novamente pesando nos NOVOS players, EU! não acho BALANCEADO um evento te dar 4 stones onde a pessoa que tem mais disponibilidade pode fazer 2 a 3 vesses ao dia (12 stones), supondo que o evento fique por mais de semana, essa tal pessoa pode fazer 84 fucking stones apenas brincando na cidade.
Se isso não afeta a economia eu realmente não sei mais o que pode mais afetar.

Mais uma vez, é a minha humilde opinião.

Esperto é quem ta guardando dinheiro, tinha nego vendendo 18 ovos 120k+! Da pra comprar vários shinys assim.

Big Matt
05-07-2014, 03:16 AM
Não dá pra fazer evento, ou qualquer outra mudança, sem que quem tenha mais recursos seja beneficiado. Isso vale para tudo na vida, aliás.
O cara que tem mais disponibilidade dropa mais pedras, acha mais shinies, ganha mais lvl... o que fazemos? Criamos limite de tempo online? Tendeu como o buraco é bem mais embaixo?

nandoedp1
05-07-2014, 04:41 PM
Sim, mas eu só não concordo com o modo em que o evento é feito, além de ser OP beneficia os que jogam mais entende? No caso de drop loot e catch poke é TOTALMENTE diferente, digo isso por mim mesmo que peguei 1 shiny com 1 ball, mas no caso do evento é certeza de drop de ovos e sendo assim qqr um consegue faze-lo, inclusive os low lvls.
Não tem como comparar um Evento com quase 100% de drop + 9 cidades + X número de Coelhos com a % de catch poke/loot + sorte.

Mas enfim, encerrada a discussão sobre o assunto!

Big Matt
05-07-2014, 05:35 PM
Não era certeza o drop dos ovos, nem certeza quais e quantas pedras viriam. Tirei 2 pedras da folha em um ovo, e não me sinto prejudicado.

tolouco
05-07-2014, 07:28 PM
Concordo com mini matt

~~Tolouco~~