Rafael, o Pokegostoso
08-03-2016, 04:58 PM
Ontem um amigo capturou um pokemon relativamente raro e de segunda evolução com um certo BL e foi na Jacey julgá-lo só pela curiosidade. Quando ele me mandou o julgamento do NPC eu disse a ele: - "Caramba! Pena que não vale a pena upá-lo, pois são muitos UP's a se recuperar só depois do level 100..."
Então fiquei pensando: por que não vale a pena?
É fácil recuperar UP's dos pokémons capturados? Para mim e outros jogadores que já têm um certo level, acesso Ã* certas áreas de hunt hardcore e tendo uma rate maior de exp para os pokes devido ao level eu diria que não é tão difÃ*cil. A questão é que não vale a pena. Não vale a pena capturar um Charizard level 80 e upá-lo até o level 100 para que só depois, então, ter que recuperar 60 e poucos UP's de um pokémon que não causará danos Ã* altura devido Ã* ausência dos UP's equivalentes ao level.
Não valeria a pena nem que esse poke fosse BL 9 e tivesse IV's fodas, e, por isso, a única finalidade dos pokes capturados relativamente superiores aos nÃ*veis "base" é a venda ao NPC - que na maioria das vezes também acaba não compensando o esforço e gastos para a captura, o que explica a ausência dessas capturas no canal "capturas" e o fato de só aparecer Paras, Oddish, Rattata etc e, de vez em quando, um Charizardzinho. Ninguém olha um Dragonite inconsciente, vê os stats na pokedex e pensa "Caramba, olha o ataque, hp e defesa especial deste Dragonite! Vou tacar uma ultraball, pois se eu capturar compensará upá-lo! Deve ter BL e IV's fodas!"
Baseado nisso pensei em um sistema que tornasse possÃ*vel a recuperação de uma parte UP's ANTES do level 100 - além dos ganhos junto com os levels, é claro.
Como isso funcionaria teoricamente? A rate de exp dos UP's de pokemons capturados em nÃ*veis acima dos "base" seria aumentada, diminuindo em estágios conforme o progresso do pokemon até o level 100. Seria uma função exponencial decrescente, de modo que quanto mais perto do nÃ*vel 0 de UP's, a rate seria aumentada, e quanto mais perto do nÃ*vel máximo de UP's, seria diminuida.
A ideia não é o pokemon recuperar todos os ups ANTES do level 100, e sim tornar compensador em termos de tempo e esforço upar um pokemon nessas condições, mas continuar sendo um pouco mais fácil upar um pokémon que esteja no nÃ*vel base em relação ao capturado em nÃ*veis mais altos, para que a mecânica do jogo não seja tão impactada.
Então na prática seria mais ou menos assim:
Um pokemon que depois de upado level 100 ainda tivesse, digamos, 50 ups a serem recuperados passaria a ter uns 10; e um pokemon que depois do level 100 tivesse 10 ups a serem recuperados passaria a ter uns 8-9.
Bom, quanto Ã* taxas/cálculos/números eu não pensei muito profundamente a respeito sobre como seria, em quais proporções isso ficaria legal para o servidor, a partir de que ponto seria algo negativo para a proposta do jogo etc, mas pensei em alguns prós e contras caso tal sistema fosse implementado:
Prós:
- Valorização de pokémons que não são "de base"
- Tornar o catch - que é essência e tema do Pokemon original - algo realmente útil
- Surgimento de anúncios de pokémons nessas condições nos canais de trocas, facilitando jornada de quem está começando no jogo e melhorando a dinâmica da economia (exemplo: "Vendo pokemons sem up: Pidgeotto level 39, Magneton level 52, Pikachu 23, Charizard 80, Blaziken 61 - que é o meu caso, pois peguei um Blaziken na box 3 sem UP's quando comecei a jogar hehehe")
- Permanecimento no server de players novos que passaram a odiar o servidor e pararam de jogar quando descobriram que *um pokémon só presta quando é de nÃ*vel base ou quando é upado de base e que ele teria que fazer continhas utilizando os dados da pokedex para saber se um pokemon é "de base" quando for comprar um, e que o Graveler que ele orgulhosamente capturou é uma merda inútil, diferente dos outros servidores e do próprio jogo oficial
Contras:
- Pequena retração na venda de pedras e outros itens de evolução, já que muitos players boostam os pokémons SOMENTE para liberar movimentos para facilitar a upada. Se um jogador desse tipo capturar um pokemon de última evolução com nÃ*vel suficiente para ter todos os movimentos liberados, dificilmente ele viria a boostar, pelo menos a curto prazo
Enquanto eu escrevia esse post constatei que esse sistema acabaria sendo como se os "UP's" fossem substituÃ*dos por "treino", o que para o RPG em sÃ* seria algo muito legal, já que no anime tem essa coisa de "o Ash treinou seu pokémon", então se o sistema fosse implementado seria interessante substituir o "UP's" na pokedex por "Treino", "NÃ*vel de Treino" ou algo do tipo, e isso também acabaria descomplicando o processo de entender a mecânica do jogo para os jogadores novos. Para os RPGers de plantão seria legal essa coisa de "O pokemon tal já é nÃ*vel 90 mas não é tão forte quanto poderia ser pois não foi treinado" :p.
Bom, estou ciente de que a sugestão é radical e que seria uma mudança um pouco drástica. Foi apenas uma idéia que eu tive e resolvi compartilhar com a comunidade. Sei que muitos jogadores ou desenvolvedores não aprovariam esse sistema - pelo menos em sua totalidade, porém, como vocês podem ver, trata-se de uma idéia superficial sobre a qual eu nem pensei muito a respeito e que com certeza tem muitas coisas a serem aprimoradas baseado nas raÃ*zes da mecânica do jogo, então todas as crÃ*ticas e sugestões são bem vindas :p
*Sei que a ideia inicial não era que os pokemons capturados com 5,6, 7, 10, 20 nÃ*veis acima de base passassem a ser considerados inúteis pela comunidade caso não fossem shiny, mas é assim que a comunidade vê as coisas :p
Então fiquei pensando: por que não vale a pena?
É fácil recuperar UP's dos pokémons capturados? Para mim e outros jogadores que já têm um certo level, acesso Ã* certas áreas de hunt hardcore e tendo uma rate maior de exp para os pokes devido ao level eu diria que não é tão difÃ*cil. A questão é que não vale a pena. Não vale a pena capturar um Charizard level 80 e upá-lo até o level 100 para que só depois, então, ter que recuperar 60 e poucos UP's de um pokémon que não causará danos Ã* altura devido Ã* ausência dos UP's equivalentes ao level.
Não valeria a pena nem que esse poke fosse BL 9 e tivesse IV's fodas, e, por isso, a única finalidade dos pokes capturados relativamente superiores aos nÃ*veis "base" é a venda ao NPC - que na maioria das vezes também acaba não compensando o esforço e gastos para a captura, o que explica a ausência dessas capturas no canal "capturas" e o fato de só aparecer Paras, Oddish, Rattata etc e, de vez em quando, um Charizardzinho. Ninguém olha um Dragonite inconsciente, vê os stats na pokedex e pensa "Caramba, olha o ataque, hp e defesa especial deste Dragonite! Vou tacar uma ultraball, pois se eu capturar compensará upá-lo! Deve ter BL e IV's fodas!"
Baseado nisso pensei em um sistema que tornasse possÃ*vel a recuperação de uma parte UP's ANTES do level 100 - além dos ganhos junto com os levels, é claro.
Como isso funcionaria teoricamente? A rate de exp dos UP's de pokemons capturados em nÃ*veis acima dos "base" seria aumentada, diminuindo em estágios conforme o progresso do pokemon até o level 100. Seria uma função exponencial decrescente, de modo que quanto mais perto do nÃ*vel 0 de UP's, a rate seria aumentada, e quanto mais perto do nÃ*vel máximo de UP's, seria diminuida.
A ideia não é o pokemon recuperar todos os ups ANTES do level 100, e sim tornar compensador em termos de tempo e esforço upar um pokemon nessas condições, mas continuar sendo um pouco mais fácil upar um pokémon que esteja no nÃ*vel base em relação ao capturado em nÃ*veis mais altos, para que a mecânica do jogo não seja tão impactada.
Então na prática seria mais ou menos assim:
Um pokemon que depois de upado level 100 ainda tivesse, digamos, 50 ups a serem recuperados passaria a ter uns 10; e um pokemon que depois do level 100 tivesse 10 ups a serem recuperados passaria a ter uns 8-9.
Bom, quanto Ã* taxas/cálculos/números eu não pensei muito profundamente a respeito sobre como seria, em quais proporções isso ficaria legal para o servidor, a partir de que ponto seria algo negativo para a proposta do jogo etc, mas pensei em alguns prós e contras caso tal sistema fosse implementado:
Prós:
- Valorização de pokémons que não são "de base"
- Tornar o catch - que é essência e tema do Pokemon original - algo realmente útil
- Surgimento de anúncios de pokémons nessas condições nos canais de trocas, facilitando jornada de quem está começando no jogo e melhorando a dinâmica da economia (exemplo: "Vendo pokemons sem up: Pidgeotto level 39, Magneton level 52, Pikachu 23, Charizard 80, Blaziken 61 - que é o meu caso, pois peguei um Blaziken na box 3 sem UP's quando comecei a jogar hehehe")
- Permanecimento no server de players novos que passaram a odiar o servidor e pararam de jogar quando descobriram que *um pokémon só presta quando é de nÃ*vel base ou quando é upado de base e que ele teria que fazer continhas utilizando os dados da pokedex para saber se um pokemon é "de base" quando for comprar um, e que o Graveler que ele orgulhosamente capturou é uma merda inútil, diferente dos outros servidores e do próprio jogo oficial
Contras:
- Pequena retração na venda de pedras e outros itens de evolução, já que muitos players boostam os pokémons SOMENTE para liberar movimentos para facilitar a upada. Se um jogador desse tipo capturar um pokemon de última evolução com nÃ*vel suficiente para ter todos os movimentos liberados, dificilmente ele viria a boostar, pelo menos a curto prazo
Enquanto eu escrevia esse post constatei que esse sistema acabaria sendo como se os "UP's" fossem substituÃ*dos por "treino", o que para o RPG em sÃ* seria algo muito legal, já que no anime tem essa coisa de "o Ash treinou seu pokémon", então se o sistema fosse implementado seria interessante substituir o "UP's" na pokedex por "Treino", "NÃ*vel de Treino" ou algo do tipo, e isso também acabaria descomplicando o processo de entender a mecânica do jogo para os jogadores novos. Para os RPGers de plantão seria legal essa coisa de "O pokemon tal já é nÃ*vel 90 mas não é tão forte quanto poderia ser pois não foi treinado" :p.
Bom, estou ciente de que a sugestão é radical e que seria uma mudança um pouco drástica. Foi apenas uma idéia que eu tive e resolvi compartilhar com a comunidade. Sei que muitos jogadores ou desenvolvedores não aprovariam esse sistema - pelo menos em sua totalidade, porém, como vocês podem ver, trata-se de uma idéia superficial sobre a qual eu nem pensei muito a respeito e que com certeza tem muitas coisas a serem aprimoradas baseado nas raÃ*zes da mecânica do jogo, então todas as crÃ*ticas e sugestões são bem vindas :p
*Sei que a ideia inicial não era que os pokemons capturados com 5,6, 7, 10, 20 nÃ*veis acima de base passassem a ser considerados inúteis pela comunidade caso não fossem shiny, mas é assim que a comunidade vê as coisas :p