: [TUTORIAL] Como funcionam os status ?



Deddz
02-03-2013, 07:22 PM
Bom pessoal, ultimamente eu estou respondendo a muita gente que ainda tem dúvida de como funcionam os status e sobre o que as evoluções influenciam nisso também, nesse tópico irei explicar com mais detalhes, espero ajudar a todos vocês.

Status base

O que são os status base?

- Essas são as caracterÃ*sticas que TODO pokémon tem, elas definem o dano que você vai causar, o dano que será causado ao seu pokémon, a velocidade de seu pokémon para se mover ou atacar, enfim, tudo sai das BASES de status dos pokémons.

Darei uma breve explicação sobre cada um dos status

ATK - (Ataque)
- Esse status define o dano causado com ataques básicos (apenas atacando o pokémon, sem usar as habilidades), e o dano causado usando habilidades de dano fÃ*sico (ex: Mega punch, tackle, iron tail, karate chop, etc...). Quanto maior for o status ATK do pokémon, maior dano ele irá causar usando ataques fÃ*sicos.


Como identificar se uma habilidade causa dano fÃ*sico ?

- Quando o dano causado é fÃ*sico, o número será vermelho.

Dano fÃ*sico : https://i.imgur.com/MtHRnbo.png

DEF - (Defesa)
- Esse atributo define o dano que ataque fÃ*sicos irão causar ao seu pokémon, quanto mais defesa seu pokémon tiver, mais resistente ele será aos ataques fÃ*sicos.

SP.ATK - (Ataque especial)
- Esse atributo define o dano causado com ataques especiais (Mágicos) normalmente usando habilidades elementais, muitas vezes em área (ex: Waterball, ember, psychic, thunder, solar beam, etc...). Quanto maior for o status SP.ATK do pokémon, maior será o dano causado com ataques especiais.


como identificar se uma habilidade causa dano especial ?

- Quando o dano causado é especial o número sai em roxo.

Dano especial : https://i.imgur.com/6PcZvyt.png

SP.DEF - (Defesa especial)
- Esse atributo define o dano que ataques especiais irão causar ao seu pokémon, quanto mais Sp.Def seu pokémon tiver, mais resistente ele será aos ataques especiais.

Speed - (Velocidade)
- Esse atributo define a velocidade de movimento, precisão e chance de esquiva do seu pokémon.

HP - (Saúde)
- Esses atributo define quanto de "vida" seu pokémon irá ter, quanto maior for o atributo HP, mais "vida" seu pokémon terá, lembrando que sempre que seus pontos de HP chegarem a ZERO seu pokémon será nocauteado. Esse atributo é muito importante para todos os pokémons, para aumentar sua resistência de modo geral.

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

Bom, agora todos sabem o que cada status desses faz, como já disse acima, os status base de um pokémon são o que definem as especialidades de um pokémon. Como são várias espécies de pokémons, todos devem ter a ideia de que são muito diferentes, não na questão da aparência mas nessa parte de status também. Existem pokémons que possuem uma quantidade absurda em algum desses status, vou colocar como exemplo o Shuckle, ele tem os status DEF e SP.DEF absurdamente altos, porém, ele é fraco nos outros status, o que faz ele ser um pokémon "ruim" para batalhas.


Isso quer dizer que se um pokémon tem muita coisa em alguns status e pouco em outros ele é ruim ?

Não, pois depende muito dos ataques que eles tem, assim como QUAIS status são os bons, e quais são os ruins de tal pokémon. Vamos pegar um grande exemplo aqui: Alakazam, Sp.ATK, SP.DEF e Speed, são os pontos fortes dele, porém HP, ATK e DEF dele são baixos.

- Com isso, e vendo as habilidades dele, TODAS batem usando Sp.ATK, que ele tem de sobra, com isso o status ATK, é praticamente inútil para ele.
- A falta de HP dele deixa ele muito vulnerável, ele ainda pode se salvar por sua habilidade restore mas, pelo baixo HP, pode ser derrotado facilmente antes de executar qualquer ação.
- Sua defesa também é baixa, o que faz ele um alvo fácil para os pokémons que causam muito dano fÃ*sico.

Sabendo de tudo isso, se percebe que o Alakazam é um pokémon extremamente forte, que pode causar MUITO dano, mas pode ser derrotado da mesma forma por ataques fÃ*sicos.

☼Portanto sempre tente estudar o pokémon que está usando, e contra o que está usando.

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
Evolução

Essas base de status de pokémons é o que vai definir os status atuais dele, que é o que AQUELE pokémon tem no momento.
Tudo que aumenta o status do seu pokémon, é aumentado a partir disso, da base de status dele.(Vitaminas, boost, Leveling)

Tendo isso em mente, dá pra saber que normalmente as evoluções tem bases maiores de status, o que faz eles serem mais fortes e ganharem ainda mais status por nÃ*vel, leveling-up, vitaminas e boost comparados a evolução anterior.
Mas como todos já perceberam, a evolução dos pokémons não é automática, precisam usar o botão de evolução após ter os requerimentos para isso. Grande maioria dos pokémons vem com menos habilidades disponÃ*veis assim que evoluem no nÃ*vel exato da evolução.


- Porque isso acontece?
- Meu Charmeleon esqueceu o que aprendeu enquanto era um charmander, é isso ?

Isso acontece, pela grande mudança de status que acontece com a evolução, e sendo um treinador, é mais simples "treinar" um pokémon de um nÃ*vel mais fraco, comparado a um pokémon de nÃ*vel elevado, por isso acontece, e mesmo assim existem casos onde com menos golpes o pokémon evoluÃ*do (no nÃ*vel base da evolução) ainda consegue causar mais dano que a evolução anterior.


-Preciso evoluir o pokémon assim que ele tem o nÃ*vel para evoluir ?

Não, você decide quando evoluir seu pokémon.


-Mas se eu evoluir ele mais tarde, vou perder status já que a evolução ganha + status não é ?

Não, sempre quando o pokémon sai da pokébola, seus status são definidos com aquilo que ele tem(Leveling, Boost, Vitaminas). Por isso, caso queira evoluir seu pokémon mais tarde, para ter as habilidades desejadas logo após a evolução, pode ir em frente com isso, você não terá prejuÃ*zo NENHUM em status.


FAQ


- Meu pokémon tem vitaminas, se ele evoluir perderá as vitaminas ?

- Não, não perde. Único modo de tirar as vitaminas é usando o item "Removedor de Vitaminas" que pode ser encontrado em nosso Shop, no site oficial : https://www.pokebro.com/.


- Meu pokémon tem boost, se ele evoluir perderá o boost?

- Sim, perderá metade do boost. Em caso de número Ã*mpar, será arredondado para baixo.
Ex: Pokémon evoluir com boost +9, volta para +4.

☼Postem aqui suas dúvidas sobre os status de pokémons e irei responder

Dom Rebuli
02-03-2013, 08:41 PM
mudar a cor do dano seria uma boa, na hora da batalha nao da para diferenciar o roxo do vermelho, rs

Bom tutorial o/
Acrescentou xd

Deddz
02-03-2013, 08:43 PM
Fazendo isso eu aprendi uma coisa.


"EU NÃO GOSTO DE GYARADOS"

Deddz
02-03-2013, 09:01 PM
Só escolhi um pokémon aleatório pra tomar porrada, rs

Elder Kas
02-03-2013, 11:18 PM
kk Muito bom, vai ajudar muito!!

hassansmj
02-03-2013, 11:52 PM
hmmm , interessante man . não sabia que se evoluir perdia metade dos boost

Miocs
02-04-2013, 12:05 AM
Me ajudou bastante!, agora vou poder usar os atakes dos pokemons na frequencia certa de danos. Obrigado.

<N>

Rafaell Fenix
02-04-2013, 12:22 AM
Gyarados é tão lindiho *.*

Slayer
02-24-2013, 03:32 AM
=0 Nem sabia vlw pela info

Kyzonu
04-23-2013, 04:35 PM
perguntinha: o basic attack é considerado como tipo normal ou sem tipo?

Dragao Alado
04-23-2013, 04:48 PM
irá ajudar muitos players ...
principalmente eu '-'

Edwar
04-24-2013, 11:27 AM
muito bom

samurai
04-28-2013, 11:35 PM
Me ajudou bastante!

Big Matt
07-22-2013, 11:30 AM
Deddz, pergunta:

Splash da karp é especial, mas o dano sobe em vermelho. E aÃ*? É especial mesmo, e tá batendo hit como dano fÃ*sico?

Cana
07-24-2013, 01:42 PM
Bom Tutorial meu tirou 1 duvida , vlw

Skolzovsk
09-27-2013, 02:03 PM
Minha duvida é a seguinte, pokemons shinyes tem o status maior que pokemons normais, quero saber se a % do status por level também é maior quando o pokemon upa.
Ex: um raticate quando upa aumenta 2% do seu status referente ao level base.
um shiny raticate aumentará essa mesma quantidade ou maior ?

Se aumentar a mesma coisa de certa forma tem sim como um pokemon com bl alto chegar a ter o status parecido com de um shiny.

nandoedp1
12-10-2013, 12:35 AM
Dúvida
.
Gostaria de saber quantos pontos de Status um Pokemon comum ganha após upar um level (atk,def,spdef,etc)
.
E também quantos Pontos um Pokemon SHINY ganha após upar um level, obg
.
.
.
Eu sei que a pergunta é Noob, mas desde que comecei nunca prestei atenção nisso.

andressa-magali
12-14-2013, 11:06 AM
Cara vc me tirou duvidas de meses
Perfeito esse poste
Parabéns mesmo :)