thread: Sugestão: mudança no sistema de recuperação de UP's

  1. #1
    Treinador
    Reputation
    May 2016
    26
    0

    Lightbulb Sugestão: mudança no sistema de recuperação de UP's

    Ontem um amigo capturou um pokemon relativamente raro e de segunda evolução com um certo BL e foi na Jacey julgá-lo só pela curiosidade. Quando ele me mandou o julgamento do NPC eu disse a ele: - "Caramba! Pena que não vale a pena upá-lo, pois são muitos UP's a se recuperar só depois do level 100..."

    Então fiquei pensando: por que não vale a pena?

    É fácil recuperar UP's dos pokémons capturados? Para mim e outros jogadores que já têm um certo level, acesso Ã* certas áreas de hunt hardcore e tendo uma rate maior de exp para os pokes devido ao level eu diria que não é tão difÃ*cil. A questão é que não vale a pena. Não vale a pena capturar um Charizard level 80 e upá-lo até o level 100 para que só depois, então, ter que recuperar 60 e poucos UP's de um pokémon que não causará danos Ã* altura devido Ã* ausência dos UP's equivalentes ao level.

    Não valeria a pena nem que esse poke fosse BL 9 e tivesse IV's fodas, e, por isso, a única finalidade dos pokes capturados relativamente superiores aos nÃ*veis "base" é a venda ao NPC - que na maioria das vezes também acaba não compensando o esforço e gastos para a captura, o que explica a ausência dessas capturas no canal "capturas" e o fato de só aparecer Paras, Oddish, Rattata etc e, de vez em quando, um Charizardzinho. Ninguém olha um Dragonite inconsciente, vê os stats na pokedex e pensa "Caramba, olha o ataque, hp e defesa especial deste Dragonite! Vou tacar uma ultraball, pois se eu capturar compensará upá-lo! Deve ter BL e IV's fodas!"


    Baseado nisso pensei em um sistema que tornasse possÃ*vel a recuperação de uma parte UP's ANTES do level 100 - além dos ganhos junto com os levels, é claro.


    Como isso funcionaria teoricamente? A rate de exp dos UP's de pokemons capturados em nÃ*veis acima dos "base" seria aumentada, diminuindo em estágios conforme o progresso do pokemon até o level 100. Seria uma função exponencial decrescente, de modo que quanto mais perto do nÃ*vel 0 de UP's, a rate seria aumentada, e quanto mais perto do nÃ*vel máximo de UP's, seria diminuida.

    A ideia não é o pokemon recuperar todos os ups ANTES do level 100, e sim tornar compensador em termos de tempo e esforço upar um pokemon nessas condições, mas continuar sendo um pouco mais fácil upar um pokémon que esteja no nÃ*vel base em relação ao capturado em nÃ*veis mais altos, para que a mecânica do jogo não seja tão impactada.

    Então na prática seria mais ou menos assim:

    Um pokemon que depois de upado level 100 ainda tivesse, digamos, 50 ups a serem recuperados passaria a ter uns 10; e um pokemon que depois do level 100 tivesse 10 ups a serem recuperados passaria a ter uns 8-9.

    Bom, quanto Ã* taxas/cálculos/números eu não pensei muito profundamente a respeito sobre como seria, em quais proporções isso ficaria legal para o servidor, a partir de que ponto seria algo negativo para a proposta do jogo etc, mas pensei em alguns prós e contras caso tal sistema fosse implementado:

    Prós:
    - Valorização de pokémons que não são "de base"

    - Tornar o catch - que é essência e tema do Pokemon original - algo realmente útil

    - Surgimento de anúncios de pokémons nessas condições nos canais de trocas, facilitando jornada de quem está começando no jogo e melhorando a dinâmica da economia (exemplo: "Vendo pokemons sem up: Pidgeotto level 39, Magneton level 52, Pikachu 23, Charizard 80, Blaziken 61 - que é o meu caso, pois peguei um Blaziken na box 3 sem UP's quando comecei a jogar hehehe")

    - Permanecimento no server de players novos que passaram a odiar o servidor e pararam de jogar quando descobriram que *um pokémon só presta quando é de nÃ*vel base ou quando é upado de base e que ele teria que fazer continhas utilizando os dados da pokedex para saber se um pokemon é "de base" quando for comprar um, e que o Graveler que ele orgulhosamente capturou é uma merda inútil, diferente dos outros servidores e do próprio jogo oficial

    Contras:
    - Pequena retração na venda de pedras e outros itens de evolução, já que muitos players boostam os pokémons SOMENTE para liberar movimentos para facilitar a upada. Se um jogador desse tipo capturar um pokemon de última evolução com nÃ*vel suficiente para ter todos os movimentos liberados, dificilmente ele viria a boostar, pelo menos a curto prazo



    Enquanto eu escrevia esse post constatei que esse sistema acabaria sendo como se os "UP's" fossem substituÃ*dos por "treino", o que para o RPG em sÃ* seria algo muito legal, já que no anime tem essa coisa de "o Ash treinou seu pokémon", então se o sistema fosse implementado seria interessante substituir o "UP's" na pokedex por "Treino", "NÃ*vel de Treino" ou algo do tipo, e isso também acabaria descomplicando o processo de entender a mecânica do jogo para os jogadores novos. Para os RPGers de plantão seria legal essa coisa de "O pokemon tal já é nÃ*vel 90 mas não é tão forte quanto poderia ser pois não foi treinado" .


    Bom, estou ciente de que a sugestão é radical e que seria uma mudança um pouco drástica. Foi apenas uma idéia que eu tive e resolvi compartilhar com a comunidade. Sei que muitos jogadores ou desenvolvedores não aprovariam esse sistema - pelo menos em sua totalidade, porém, como vocês podem ver, trata-se de uma idéia superficial sobre a qual eu nem pensei muito a respeito e que com certeza tem muitas coisas a serem aprimoradas baseado nas raÃ*zes da mecânica do jogo, então todas as crÃ*ticas e sugestões são bem vindas


    *Sei que a ideia inicial não era que os pokemons capturados com 5,6, 7, 10, 20 nÃ*veis acima de base passassem a ser considerados inúteis pela comunidade caso não fossem shiny, mas é assim que a comunidade vê as coisas

  2. #2
    Serious Fox
    Reputation
    Dec 2012
    30
    236
    10
    Disclaimer: Eu não entendo de balanceamento, então não vou entrar na questão do mérito da sugestão. Pra isso terão que esperar a resposta do Deddz. Vou comentar apenas sobre o ponto técnico do sistema sugerido e dar algumas opiniões pessoais.

    O sistema de UP não é um sistema separado. Ele está entrelaçado com o sistema de nÃ*vel normal, e Ã* experiência do pokémon. Cada nÃ*vel que o pokémon ganha dá a ele um e somente um nÃ*vel de UP. Não há barra de experiência separada para o UP. A recuperação de UP funciona porque, mesmo que o nÃ*vel seja limitado a 100, seu pokémon continua recebendo experiência, e o nÃ*vel continua sendo contado, então quando o pokémon têm experiência suficiente e ganha um nÃ*vel depois do 100 (digamos, do 100 para 101), ele ganha mais um UP, "recuperando" assim o UP perdido por causa do nÃ*vel base. Em resumo, o nÃ*vel é limitado Ã* 100, mas a experiência pode extrapolar este valor, e cada nÃ*vel ganho após este valor continua contando para os UPs, até o valor máximo de UP do pokémon, que é calculado a partir do nÃ*vel base do pokémon-raiz da evolução.

    Na prática, isso significa que não há como acelerar ou frear o ganho de UP. Ele sempre cresce na mesma proporção que o nÃ*vel normal do pokémon. É impossÃ*vel, com o sistema que usamos hoje, fazer um pokémon ganhar um UP "pela metade", sem ganhar um nÃ*vel completo.

    O que poderia ser feito é acelerar o ganho de experiência após o nÃ*vel 100. Por exemplo, se um pokémon recebia 100 de experiência no nÃ*vel 99-, ele passa a receber 200 no nÃ*vel 100+. Dá pra brincar bastante com fórmulas para obter qualquer efeito e curva desejada, desta forma.

    Agora, na minha opinião (que não vale muito), eu até acho que a ideia pode ser válida, e concordo em alguns pontos, mas tem outros que não considero tão válidos:

    Valorização de pokémons que não são "de base"
    Esse tem sido um pequeno desafio. Assim como a mentalidade de que "só pokémon BL 12 presta", a maioria dos jogadores já têm na cabeça a ideia errônea de que "só pokémon base presta". Tudo bem que recuperar um pokémon capturado no nÃ*vel 80 pode ser uma baita dor de cabeça, mas mesmo em casos onde o jogador terá que recuperar apenas 2 ou 4 nÃ*veis, o pokémon "não presta" só porque não é exatamente o valor base que está escrito na pokédex.

    E assim como o BL, já abandonamos a tentativa de mudar a cabeça dos jogadores. Mesmo que implementemos o sistema que você sugeriu, jogadores continuarão a abandonar pokémons que não são de base. A mentalidade dificilmente irá mudar, a não ser que eliminemos completamente a recuperação de UP, e o pokémon já seja capturado com o UP equivalente (o que seria estúpido). Jogadores mais experientes sabem o que significa recuperar um pokémon, e o gasto de tempo que terão para saber se vale a pena, e a maioria dos não muito experiêntes vai continuar ignorando pokémons com 2 nÃ*veis fora da base.

    Permanecimento no server de players novos que passaram a odiar o servidor e pararam de jogar quando descobriram que *um pokémon só presta quando é de nÃ*vel base ou quando é upado de base e que ele teria que fazer continhas utilizando os dados da pokedex para saber se um pokemon é "de base" quando for comprar um, e que o Graveler que ele orgulhosamente capturou é uma merda inútil, diferente dos outros servidores e do próprio jogo oficial
    Como eu falei, essa é uma mentalidade errada passada de jogador para jogador. Não temos como mudar isto. Tentamos com o BL e falhamos, não vai ser diferente com o UP. E a questão não é nem se um pokémon "presta ou não". O UP, diferente de IV e BL, pode ser aumentado (recuperado). Não há como dizer se um pokémon é forte ou fraco apenas pelo UP dele, pois ele vai ter a mesma força (desconsiderando outros modificadores) que outro pokémon da mesma espécie quando eventualmente atingir o UP máximo. A única coisa que conta aqui é o tempo que o jogador está disposto a investir para recuperar os UPs do pokémon. Talvez valha a pena, talvez não, mas dizer que "pokémon fora de base não presta" é uma forma muito errada de pensar.

    Enquanto eu escrevia esse post constatei que esse sistema acabaria sendo como se os "UP's" fossem substituÃ*dos por "treino", o que para o RPG em sÃ* seria algo muito legal, já que no anime tem essa coisa de "o Ash treinou seu pokémon", então se o sistema fosse implementado seria interessante substituir o "UP's" na pokedex por "Treino", "NÃ*vel de Treino" ou algo do tipo, e isso também acabaria descomplicando o processo de entender a mecânica do jogo para os jogadores novos. Para os RPGers de plantão seria legal essa coisa de "O pokemon tal já é nÃ*vel 90 mas não é tão forte quanto poderia ser pois não foi treinado" .
    Eu discordo, em partes. O UP da forma como é hoje requer mais dedicação do jogador para recuperar, mais "treino". Não estou dizendo que isto é bom ou ruim, mas sim que está mais no sentido de "treino" do que se facilitássemos a recuperação (pois o jogador precisaria de menos dedicação, menos "treino", para melhorar seu pokémon). É claro que, com a recuperação mais difÃ*cil, poucos vão querer treinar um pokémon nÃ*vel alto (que é justamente a proposta da sua sugestão, o que eu acho válido), então a noção de treino seria expandida.

    Na minha opinião, acho que UP não deveria existir, assim como acho que BL não deveria existir. Antes de atirar a pedra, deixe eu explicar o que quero dizer, e como acho que seria o sistema ideal:

    Nos jogos originais de Pokémon existem 7 formas (que eu me lembre) de melhorar os atributos de um pokémon. 2 temporárias e 5 permanentes:
    • Itens e berries. Alguns itens e berries que podem ser carregados e consumidos pelo pokémon dão um bônus temporário a um ou mais atributos do pokémon.
    • Movimentos. Alguns movimentos dão um bônus temporário a um ou mais atributos do pokémon.
    • NÃ*vel. Quanto maior o nÃ*vel, maior os atributos, permanentemente, no geral.
    • Vitaminas. Usando a vitamina no pokémon você pode aumentar um atributo em especÃ*fico, até um limite.
    • Natureza. A natureza pode dar um bônus permanente a um atributo, enquanto detrai de outro atributo.
    • IV (Valores Individuais, do inglês Individual Values). Estes são bônus escondidos e permanentes nos atributos do pokémon, não podem ser alterados, e afetam os atributos individualmente. São gerados quando o pokémon nasce ou aparece selvagem pela primeira vez. Existem tecnicas para cruzar pokémons e fazer nascer um pokémon com IVs melhores do que os pais.
    • EV (Valores de Esforço, do inglês Effort Values). Estes são bônus parcialmente escondidos e parcialmente permanentes, que também afetam os atributos individualmente. Eles podem ser aumentados ao treinar o pokémon. Existe um limite máximo de EVs individual e no geral, e o pokémon recebe EVs para cada pokémon que derrota. O atributo que recebe o EV depende do pokémon derrotado.


    No PokeBRO, o BL foi uma substituição do IV, e o UP foi uma substituição do EV. O problema do BL e do UP é que tornaram todos os pokémons iguais. Antigamente, era possÃ*vel ter dois pokémons idênticos, e também era possÃ*vel ter um pokémon que era virtualmente o mais forte que você poderia conseguir. Não existia variação nos atributos, eles sempre eram iguais entre dois pokémons com o mesmo nÃ*vel, boost, UP, BL e vitaminas.

    Isto é péssimo. É por este motivo que vários jogadores ficaram com a noção de que "X pokémon não presta". Porque antigamente era possÃ*vel rotular pokémons, e existia um pokémon-modelo, aquele pokémon que era impossÃ*vel de ficar mais forte, pois todos seus atributos estariam no máximo. No geral, isso significava um Shiny nÃ*vel 100+30, com UP máximo, BL 12 e 10 vitaminas. Era o que todos os jogadores desejavam ter no fim do jogo, e nada mais importava, todo o resto era fraco.

    Tentamos mudar este aspecto do jogo ao introduzir naturezas e IVs, de forma semelhante aos jogos originais. Para nossos objetivos, foi um sucesso. Agora é praticamente impossÃ*vel encontrar dois pokémons iguais. Não existe mais um pokémon-modelo, e você pode inclusive ter dois pokémons com atributos completamente diferentes que são bons para coisas diferentes (especialmente com os TMs).

    É por isto que eu acho que não deveria existir UP nem BL desde o começo. O sistema ideal seria ter os IVs e EVs afetando cada atributo individualmente, assim como os jogos originais. O problema é que, como já existem pokémons com UP e BL no jogo e jogadores que trabalharam duro para alcançar estes valores, não podemos removê-los agora. Poderia ser interessante, por exemplo, introduzir em cima do sistema de UP um sistema de EV onde você pode treinar seu pokémon, após atingir nÃ*vel 100, em alguns atributos especÃ*ficos e deixá-lo exatamente como você quer (dando ainda mais o sentido de treino). Pode ser uma questão a ser considerada, mas não vai resolver muita coisa. Seria a mesma coisa que fizemos com os IVs, daria um "gostinho" adicional no jogo.

  3. #3
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    - Permanecimento no server de players novos que passaram a odiar o servidor e pararam de jogar quando descobriram que *um pokémon só presta quando é de nÃ*vel base ou quando é upado de base
    Mesma história do BL, isso é algo que vocês mesmos estão passando para eles. É totalmente verdade? Todos sabem que não, mas é essa ideia que eles vão ter enquanto jogarem e vão desistir, culpa do sistema ? Não totalmente.

    Como eu já disse e repito : Pokémom não ser base é algo que realmente não traz problemas, antes upar em blastoise e afins do que em skiploom, na questão de loot. Então vai da cabeça de cada um.

    Falando pela parte de balanceamento da coisa acredito que não há problemas no sistema atual, é mais complicado as vezes mas sem dúvida compensa.

    Escrevi um texto enorme, meu navegador deu ruim e perdi tudo, bleh. Skyen postou várias informações úteis e várias coisas que eu gostaria de dizer também :v

  4. #4
    Elite Four
    Reputation
    Jun 2013
    26
    1.446
    0
    (OFF-Topic)

    Esse tipo de fórum tem um sistema que salva o ultimo texto que você escreveu, mesmo seu navegador/computador dando bosta. É só clicar no botãozinho de repetir o ultimo salvamento.
    (Por isso quando você escreve no fórum tem um "save" toda hora aparecendo haha)

    Era só isso

    Ps: Obrigado pelas informações, Skyen o/

  5. #5
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    (OFF-Topic)

    Esse tipo de fórum tem um sistema que salva o ultimo texto que você escreveu, mesmo seu navegador/computador dando bosta. É só clicar no botãozinho de repetir o ultimo salvamento.
    (Por isso quando você escreve no fórum tem um "save" toda hora aparecendo haha)

    Era só isso

    Ps: Obrigado pelas informações, Skyen o/
    Sim, mas foi o chrome que bugou e tive que limpar o navegador, perdi isso também!

  •