12

thread: TM Protect, tiers, balanceamento e diversificação

MADO SCIENTISTO
    62
    0

TM Protect, tiers, balanceamento e diversificação

Ol√°, bom dia-tarde-noite.

Primeiro peço desculpas se ficar longo demais, mas acho realmente necessário levantar um debate maior sobre o assunto (e gostaria de falar mais sobre, até).
    Perdão também se ficou meio confuso, escrevi isso com um pouco de sono rsrs

Como é do conhecimento de todos, o TM Protect "revolucionou" o jogo. Com ele foram abertas e alteradas as possibilidades de gameplay de vários pokémon e do game em si. No geral, foi (e é) um TM bem benéfico pro jogo.

No entanto, acabou se criando cen√°rios onde o Protect n√£o foi t√£o ben√©fico assim, se visar o balanceamento for o objetivo. Resumidamente, alguns pok√©mons se tornaram fortes demais por terem o TM Protect muito vi√°vel em seu moveset. Substituindo um movimento n√£o muito √ļtil em hunt pelo Protect, e, geralmente, adicionando a isso, buff + movimento/os em √°rea muito fortes. E pronto, assim est√° feito um pok√©mon pra hunt.

O problema é que são pokémons seletos que têm essa possibilidade. Pegando Weavile como exemplo.
    Protect, Swords Dance, Dark Frenzy e Avalanche. 110 de atk base (se n√£o estou enganado). S√≥ a√* j√° d√° pra imaginar o estrago que faz em quase qualquer hunt.
    Enquanto isso, tem pokémon papel como o Cacturne que vc escolhe ou Protect ou Swords Dance. Antes do sistema de tiers isso era um problema mais complicado, e é aqui que quero chegar.

Tentando ser o mais breve poss√*vel, acho que esse sistema de tiers abre possibilidade para que o TM Protect seja revisto em boa parte dos pok√©mon. Sendo substitu√*do o slot do Protect por outro movimento que realmente agregaria ao moveset de x pok√©mon. Eu realmente acho que um Electrode, com a SPD que tem (e com tier de SPD) n√£o precisa do TM Protect em slot nenhum. Por que n√£o, ao inv√©s do Protect, adicionar mais um movimento em √°rea como op√ß√£o, j√° que Electrode n√£o tem em seu status um SP.ATK base t√£o alto? Assim, ele teria uma √≥tima esquiva, buff e tr√™s movimentos em √°rea (um desses movimentos, claro, n√£o pode ser t√£o "apel√£o" tamb√©m). √Č s√≥ uma possibilidade jogada por cima, sem pensar profundamente sobre. Seria absurdo se Electrode tivesse 100+ de SP.ATK base, mas esse n√£o √© o caso (n√£o me lembro agora o SP.ATK base dele mas acho que √© 85 ou 88).

Por que n√£o Weavile ter Agility como TM, e n√£o Protect, j√° que tem agilidade alta em seu status base e um combo muito r√°pido?

Acho que o TM Protect deve ser analisado com mais cuidado em cada caso, especialmente em pok√©mons "papel" que n√£o tem agilidade ou para pok√©mons que t√™m dano cont√*nuo, um combo mais demorado (ex: Luxray).

Dessa forma, haveria uma diversidade ainda maior entre os pok√©mon, com cada player podendo escolher ainda melhor o estilo que o agradar, um combo mais r√°pido com esse, um mais demorado com aquele, um que s√≥ usa um movimento em √°rea, ou um que usa dois ou tr√™s, por a√* vai, al√©m de mais pok√©mon entrarem em cena e n√£o s√≥ ficar nos mesmos de sempre.

Obg

MADO SCIENTISTO
    62
    0
    Complementos: somado a tudo isso dito, também tem a questão das IV's. Pegando um exemplo já citado que é o Weavile, hoje qualquer Weavile BL0 com péssima SPD e excelente ATK faz estrago na hunt planta porque tem Protect, então tanto faz se a SPD tá péssima (aliás, isso é tão real que já vi várias Weavile só com 4 vitaminas de ATK). Com seu tier sendo ofensivo agilidade, tendo uma SPD base alta e Agility/Double Team como TM, e não o Protect, não seria qualquer Weavile genérico com péssima SPD que faria estrago na hunt planta.

Outro ponto: pra ter um Weavile "top", não precisaria gastar f*cking 15 PJ's ou 1kk num TM Protect, bastaria pagar 30k num TM Agility e essa sua Weavile estar com uma agilidade boa nas IV's. Claro que o efeito não seria o mesmo, com Agility a chance de esquiva aumentaria drasticamente (e ofensivo agilidade em si é um tier feito pra ser mais "apelão" na esquiva mesmo), mas ainda assim não seria um Protect. No entanto, no caso da Weavile, seria essa a intenção mesmo, dar uma nerfada sem torná-la um lixo papel. Weavile atual, com Protect, não dá.

Tendo mais ideias e complementos vou adicionando aqui

Acho q deu pra entender meus pontos!

Elite Four
    25
    1.446
    0
    Eai Fubuki, como vai?

Eu entendi seus pontos, concordo que o protect tem que ser revisado. No entanto, não entendo em que te afeta o Weavile ser um bom pokémon pra Hunt
    Eu j√° cheguei a conversar com o Deddz sobre isso de maneira diferente, acho que os √ļltimos balanceamentos t√£o estranhos e deixando o jogo lento e n√£o t√£o divertido na hora de ca√ßar com lure.

Vou dar um exemplo que eu posso expressar opini√£o (j√° que n√£o tenho Weavile)
    O move SuperCharge tem delay antes e depois de acionado! Isso torna o protect num Electivire quase que in√ļtil, j√° que voc√™ usa o protect (delay de 1s) e usa o SuperCharge com dois delays, j√° tem que trocar de pok√©mon sem fazer combo nenhum.
    Sing é outra coisa que me incomodou demais quando voltei a jogar, você usa e tem apenas 1seg pra combar com o próximo pokémon e isso deixa a Hunt incrivelmente chata e lenta (pra mim que curto sair explodindo, correndo, lurando, correndo riscos etc)

O que eu quero dizer com isso?
    O jogo tem que ser DIVERTIDO, não há porque reclamar que o pokémon do coleguinha tá ruim, é muito mais viável solicitar mudança nos pokémons que você tem/quer ter

Voltei a pouco tempo e vou jogar bem menos do que jogo a partir da semana que vem por causa da faculdade/trabalho/morar solo e se eu for pegar um s√°bado pra escolher entre meu descanso e um game que n√£o t√° atendendo minhas expectativas eu prefiro descansar hahaha

#DeddznaomechenoWeaviledoscaras
    #DeddzdevolvesolarbeamdomeuMeganiumbichado

Tmj Fubuki te amo

Elite Four
    25
    1.446
    0
    Ps: eu gosto do Bro e t√ī jogando bastante ultimamente, as cr√*ticas s√£o construtivas e vou me manter jogando quando puder

MADO SCIENTISTO
    62
    0
    Eai Fubuki, como vai?

Eu entendi seus pontos, concordo que o protect tem que ser revisado. No entanto, não entendo em que te afeta o Weavile ser um bom pokémon pra Hunt
    Eu j√° cheguei a conversar com o Deddz sobre isso de maneira diferente, acho que os √ļltimos balanceamentos t√£o estranhos e deixando o jogo lento e n√£o t√£o divertido na hora de ca√ßar com lure.

Vou dar um exemplo que eu posso expressar opini√£o (j√° que n√£o tenho Weavile)
    O move SuperCharge tem delay antes e depois de acionado! Isso torna o protect num Electivire quase que in√ļtil, j√° que voc√™ usa o protect (delay de 1s) e usa o SuperCharge com dois delays, j√° tem que trocar de pok√©mon sem fazer combo nenhum.
    Sing é outra coisa que me incomodou demais quando voltei a jogar, você usa e tem apenas 1seg pra combar com o próximo pokémon e isso deixa a Hunt incrivelmente chata e lenta (pra mim que curto sair explodindo, correndo, lurando, correndo riscos etc)

O jogo tem que ser DIVERTIDO, não há porque reclamar que o pokémon do coleguinha tá ruim, é muito mais viável solicitar mudança nos pokémons que você tem/quer ter

Voltei a pouco tempo e vou jogar bem menos do que jogo a partir da semana que vem por causa da faculdade/trabalho/morar solo e se eu for pegar um s√°bado pra escolher entre meu descanso e um game que n√£o t√° atendendo minhas expectativas eu prefiro descansar hahaha

#DeddznaomechenoWeaviledoscaras
    #DeddzdevolvesolarbeamdomeuMeganiumbichado

Tmj Fubuki te amo
    E a√* Froscho limdo, beleza?

Então mano, sobre o Weavile, não é que me afeta ele ser um bom pokémon pra hunt, não é isso. Me incomoda um pouco sim ver pokémons "super fortes" no jogo, mas não é nem a principal questão, pq tipo... cada um escolhe o modo que quer jogar, saca? Se o pessoal escolhe assim e eu não gosto, paciência. Mas a questão principal q quero chegar é na coerência do pokémon como um todo e modos de jogo.

Na verdade, por mim 90% dos pok√©mon deveriam ter uma "vers√£o" PvP e outra pra hunt, sobretudo porque esta segunda virou a prefer√™ncia da galera, ent√£o vale a pena visar mais os pok√©mon para hunts. Inclusive... eu tenho Weavile! E eu sugeri reeeesumidamente sobre ela tirar o Protect pra colocar Agility/D. Team, at√© porque entra numa quest√£o interessante mesmo q eu n√£o tinha parado pra pensar q vc disse a√*, realmente o jogo t√° bem lent√£o na hora de lurar e alguns combos (como o exemplo do Vire) tb, ent√£o o Agility/D. Team ajudaria nisso em todos os sentidos, no caso da Weavile: √© coerente com o pok√©mon, com o combo e uma forma de gameplay (no caso, combo r√°pido, h√° quem prefira algo mais demorado e por a√* vai). Ainda nessa quest√£o q vc tocou sobre estar lento, delay e etc: um pok√©mon como a Weavile pode usar muito bem um Agility/D. Team, que n√£o tem delay, pra esquivar e combar com Swords, Avalanche e Dark Frenzy, n√£o? N√£o √© bem mais coerente? Weavile n√£o √© esse pok√©mon √°gil?

Por isso entrei na quest√£o de variar e diferenciar ainda mais pok√©mons, TM's, e estilo de jogo em geral. Sabe um pok√©mon que detesto mesmo nunca tendo tido um? Houndoom. Aquele combo dele me irrita, e √© por isso que busco outras op√ß√Ķes.

Dei muita volta nisso eu acho mas √© q queria deixar bem claro o que penso kkkkkkk, enfim, sobre o Vire, bizarra essa parada do delay, e d√° pra ver como o Protect fica in√ļtil nele. E da√* vc deixa o bicho sem Protect e ele apanha pra caramba at√© soltar o combo todo... s√£o essas quest√Ķes que podem ser resolvidas, claro, com um toque de balanceamento a√*, n√£o √© sugerir basicamente que todos os pok√©mons fiquem "fod√Ķes" tb auhdyahda

Cara, vou dizer que sou meio assim tb auhdyahdah at√© por isso por exemplo tenho um Typhlosion sem Protect porque curto explodir tudo com Eruption e Blast Burn, mesmo apanhando pra c***lho, um Salamence sem Protect tb, e por a√* vai.
    Mas ent√£o, √© isso, acho q podem ser criados modos de jogo mais diversificados, pelo q vejo tem uma galera a√* que realmente curte do jeito que t√° e beleza, eu n√£o, vc n√£o, outros n√£o. Pois ent√£o pensemos em modos q fa√ßam o jogo se tornar mais flex√*vel e divertido ao modo de cada um!!

(Tamb√©m acho que o Sing poderia ser no m√*nimo levemente buffado )

Sim sim e √© isto que fa√ßo ahsuhahdah direto t√ī falando no ouvido do Deddz sobre Mismagius, Typhlosion, Infernape... s√£o alguns pok√©mon que tenho e acho que mereciam uma olhada de novo neles em suas respectivas quest√Ķes. Weavile tb. N√£o disse o que eu disse s√≥ por tipo "tenho Weavile mas reconhe√ßo que merece um nerf", n√£o foi somente isso. Eu realmente acharia melhor a Weavile com Agility/D. Team pois deixaria o combo dela muito mais r√°pido. Eu sinceramente nem gosto do Protect kkk mas tem pok√©mon que sem ele n√£o d√° pra usar e da√* ok, eu uso e realmente fica bom, mas no caso da Weavile eu botei na minha e n√£o gostei, esse delay tira a gra√ßa, a coer√™ncia e a ess√™ncia do pok√©mon pra mim saca?

[Sceptile é um exemplo de pokémon q sem Protect fica MUITO melhor! Ele comba rapidão, inclusive o meu nem vou tirar o Solar Beam, que pelo visto vc tb gosta kkkkkkkkkk]

Aliás uma observação rapidinha, sabe um pokémon que acho muito legal da forma que tá agora?
    Dodrio! Tem pra todos os gostos: vc pode colocar buff de agilidade e usar a SPD dele e ficar sem Protect pra colocar buff no ATK (Swords), ou se você é tarado por Protect, pode colocar e perde o buff, mas não apanha (porém creio que nem os mais tarados por Protect façam este crime com o lindo do Dodrio (<3))

A√* √© foda ;--; aushaysbsh vc √© um player que faz falta, cara, espero que o joguinho atenda suas expectativas e vc jogue o m√°ximo q der kkkkkkk
    Tmj, valeu por contribuir aqui <3

MADO SCIENTISTO
    62
    0
    Ps: eu gosto do Bro e t√ī jogando bastante ultimamente, as cr√*ticas s√£o construtivas e vou me manter jogando quando puder
    A√* sim
    E cr√*ticas construtivas n√£o podem faltar, eu acho que elas realmente podem fazer a diferen√ßa no jogo!

Mestre
    144
    0
    ihhhhhh mexeu com weavile

Mestre
    144
    0
    A entrada do Protect no jogo foi algo mto bom pra epoca, mas acho que com o tempo se passou, os players foram ficando escravos de Protect e criaram o pensamento "meu poke so vai ser util em hunt se tiver protect e dois atk em area". Na minha opiniao o jogo mudou mto desde que o protect entrou, acho que revisar o move em si seria algo mais viável do que avaliar o tm em poke por poke.

Como fazer isso? N faço a minimah ideiah

p.s: acho mais facil vc postar isso no discord e ser notado la doq aqui more kkk

MADO SCIENTISTO
    62
    0
    ihhhhhh mexeu com weavile
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MADO SCIENTISTO
    62
    0
    A entrada do Protect no jogo foi algo mto bom pra epoca, mas acho que com o tempo se passou, os players foram ficando escravos de Protect e criaram o pensamento "meu poke so vai ser util em hunt se tiver protect e dois atk em area". Na minha opiniao o jogo mudou mto desde que o protect entrou, acho que revisar o move em si seria algo mais viável do que avaliar o tm em poke por poke.

Como fazer isso? N faço a minimah ideiah
    Kkkkkkkk, mas a√* √© que t√°, como fazer isso? Se mexer no move em si eu creio que ser√° muito mais complicado, mas essa possibilidade n√£o pode ser descartada neh

p.s: acho mais facil vc postar isso no discord e ser notado la doq aqui more kkk
    Mas eu mandei o link lá kkkkkkkk como é algo maior preferi postar aqui mesmo

Vlw por contribuir a√* Ultra ^^

•