12

thread: TM Protect, tiers, balanceamento e diversificação

  1. #1
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0

    TM Protect, tiers, balanceamento e diversificação

    Olá, bom dia-tarde-noite.

    Primeiro peço desculpas se ficar longo demais, mas acho realmente necessário levantar um debate maior sobre o assunto (e gostaria de falar mais sobre, até).
    Perdão também se ficou meio confuso, escrevi isso com um pouco de sono rsrs

    Como é do conhecimento de todos, o TM Protect "revolucionou" o jogo. Com ele foram abertas e alteradas as possibilidades de gameplay de vários pokémon e do game em si. No geral, foi (e é) um TM bem benéfico pro jogo.

    No entanto, acabou se criando cenários onde o Protect não foi tão benéfico assim, se visar o balanceamento for o objetivo. Resumidamente, alguns pokémons se tornaram fortes demais por terem o TM Protect muito viável em seu moveset. Substituindo um movimento não muito útil em hunt pelo Protect, e, geralmente, adicionando a isso, buff + movimento/os em área muito fortes. E pronto, assim está feito um pokémon pra hunt.

    O problema é que são pokémons seletos que têm essa possibilidade. Pegando Weavile como exemplo.
    Protect, Swords Dance, Dark Frenzy e Avalanche. 110 de atk base (se não estou enganado). Só aÃ* já dá pra imaginar o estrago que faz em quase qualquer hunt.
    Enquanto isso, tem pokémon papel como o Cacturne que vc escolhe ou Protect ou Swords Dance. Antes do sistema de tiers isso era um problema mais complicado, e é aqui que quero chegar.

    Tentando ser o mais breve possÃ*vel, acho que esse sistema de tiers abre possibilidade para que o TM Protect seja revisto em boa parte dos pokémon. Sendo substituÃ*do o slot do Protect por outro movimento que realmente agregaria ao moveset de x pokémon. Eu realmente acho que um Electrode, com a SPD que tem (e com tier de SPD) não precisa do TM Protect em slot nenhum. Por que não, ao invés do Protect, adicionar mais um movimento em área como opção, já que Electrode não tem em seu status um SP.ATK base tão alto? Assim, ele teria uma ótima esquiva, buff e três movimentos em área (um desses movimentos, claro, não pode ser tão "apelão" também). É só uma possibilidade jogada por cima, sem pensar profundamente sobre. Seria absurdo se Electrode tivesse 100+ de SP.ATK base, mas esse não é o caso (não me lembro agora o SP.ATK base dele mas acho que é 85 ou 88).

    Por que não Weavile ter Agility como TM, e não Protect, já que tem agilidade alta em seu status base e um combo muito rápido?

    Acho que o TM Protect deve ser analisado com mais cuidado em cada caso, especialmente em pokémons "papel" que não tem agilidade ou para pokémons que têm dano contÃ*nuo, um combo mais demorado (ex: Luxray).

    Dessa forma, haveria uma diversidade ainda maior entre os pokémon, com cada player podendo escolher ainda melhor o estilo que o agradar, um combo mais rápido com esse, um mais demorado com aquele, um que só usa um movimento em área, ou um que usa dois ou três, por aÃ* vai, além de mais pokémon entrarem em cena e não só ficar nos mesmos de sempre.

    Obg

  2. #2
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0
    Complementos: somado a tudo isso dito, também tem a questão das IV's. Pegando um exemplo já citado que é o Weavile, hoje qualquer Weavile BL0 com péssima SPD e excelente ATK faz estrago na hunt planta porque tem Protect, então tanto faz se a SPD tá péssima (aliás, isso é tão real que já vi várias Weavile só com 4 vitaminas de ATK). Com seu tier sendo ofensivo agilidade, tendo uma SPD base alta e Agility/Double Team como TM, e não o Protect, não seria qualquer Weavile genérico com péssima SPD que faria estrago na hunt planta.

    Outro ponto: pra ter um Weavile "top", não precisaria gastar f*cking 15 PJ's ou 1kk num TM Protect, bastaria pagar 30k num TM Agility e essa sua Weavile estar com uma agilidade boa nas IV's. Claro que o efeito não seria o mesmo, com Agility a chance de esquiva aumentaria drasticamente (e ofensivo agilidade em si é um tier feito pra ser mais "apelão" na esquiva mesmo), mas ainda assim não seria um Protect. No entanto, no caso da Weavile, seria essa a intenção mesmo, dar uma nerfada sem torná-la um lixo papel. Weavile atual, com Protect, não dá.

    Tendo mais ideias e complementos vou adicionando aqui

    Acho q deu pra entender meus pontos!

  3. #3
    Elite Four
    Reputation
    Jun 2013
    26
    1.446
    0
    Eai Fubuki, como vai?

    Eu entendi seus pontos, concordo que o protect tem que ser revisado. No entanto, não entendo em que te afeta o Weavile ser um bom pokémon pra Hunt
    Eu já cheguei a conversar com o Deddz sobre isso de maneira diferente, acho que os últimos balanceamentos tão estranhos e deixando o jogo lento e não tão divertido na hora de caçar com lure.

    Vou dar um exemplo que eu posso expressar opinião (já que não tenho Weavile)
    O move SuperCharge tem delay antes e depois de acionado! Isso torna o protect num Electivire quase que inútil, já que você usa o protect (delay de 1s) e usa o SuperCharge com dois delays, já tem que trocar de pokémon sem fazer combo nenhum.
    Sing é outra coisa que me incomodou demais quando voltei a jogar, você usa e tem apenas 1seg pra combar com o próximo pokémon e isso deixa a Hunt incrivelmente chata e lenta (pra mim que curto sair explodindo, correndo, lurando, correndo riscos etc)

    O que eu quero dizer com isso?
    O jogo tem que ser DIVERTIDO, não há porque reclamar que o pokémon do coleguinha tá ruim, é muito mais viável solicitar mudança nos pokémons que você tem/quer ter

    Voltei a pouco tempo e vou jogar bem menos do que jogo a partir da semana que vem por causa da faculdade/trabalho/morar solo e se eu for pegar um sábado pra escolher entre meu descanso e um game que não tá atendendo minhas expectativas eu prefiro descansar hahaha

    #DeddznaomechenoWeaviledoscaras
    #DeddzdevolvesolarbeamdomeuMeganiumbichado

    Tmj Fubuki te amo

  4. #4
    Elite Four
    Reputation
    Jun 2013
    26
    1.446
    0
    Ps: eu gosto do Bro e tô jogando bastante ultimamente, as crÃ*ticas são construtivas e vou me manter jogando quando puder

  5. #5
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0
    Eai Fubuki, como vai?

    Eu entendi seus pontos, concordo que o protect tem que ser revisado. No entanto, não entendo em que te afeta o Weavile ser um bom pokémon pra Hunt
    Eu já cheguei a conversar com o Deddz sobre isso de maneira diferente, acho que os últimos balanceamentos tão estranhos e deixando o jogo lento e não tão divertido na hora de caçar com lure.

    Vou dar um exemplo que eu posso expressar opinião (já que não tenho Weavile)
    O move SuperCharge tem delay antes e depois de acionado! Isso torna o protect num Electivire quase que inútil, já que você usa o protect (delay de 1s) e usa o SuperCharge com dois delays, já tem que trocar de pokémon sem fazer combo nenhum.
    Sing é outra coisa que me incomodou demais quando voltei a jogar, você usa e tem apenas 1seg pra combar com o próximo pokémon e isso deixa a Hunt incrivelmente chata e lenta (pra mim que curto sair explodindo, correndo, lurando, correndo riscos etc)

    O que eu quero dizer com isso?
    O jogo tem que ser DIVERTIDO, não há porque reclamar que o pokémon do coleguinha tá ruim, é muito mais viável solicitar mudança nos pokémons que você tem/quer ter

    Voltei a pouco tempo e vou jogar bem menos do que jogo a partir da semana que vem por causa da faculdade/trabalho/morar solo e se eu for pegar um sábado pra escolher entre meu descanso e um game que não tá atendendo minhas expectativas eu prefiro descansar hahaha

    #DeddznaomechenoWeaviledoscaras
    #DeddzdevolvesolarbeamdomeuMeganiumbichado

    Tmj Fubuki te amo
    E aÃ* Froscho limdo, beleza?

    Então mano, sobre o Weavile, não é que me afeta ele ser um bom pokémon pra hunt, não é isso. Me incomoda um pouco sim ver pokémons "super fortes" no jogo, mas não é nem a principal questão, pq tipo... cada um escolhe o modo que quer jogar, saca? Se o pessoal escolhe assim e eu não gosto, paciência. Mas a questão principal q quero chegar é na coerência do pokémon como um todo e modos de jogo.

    Na verdade, por mim 90% dos pokémon deveriam ter uma "versão" PvP e outra pra hunt, sobretudo porque esta segunda virou a preferência da galera, então vale a pena visar mais os pokémon para hunts. Inclusive... eu tenho Weavile! E eu sugeri reeeesumidamente sobre ela tirar o Protect pra colocar Agility/D. Team, até porque entra numa questão interessante mesmo q eu não tinha parado pra pensar q vc disse aÃ*, realmente o jogo tá bem lentão na hora de lurar e alguns combos (como o exemplo do Vire) tb, então o Agility/D. Team ajudaria nisso em todos os sentidos, no caso da Weavile: é coerente com o pokémon, com o combo e uma forma de gameplay (no caso, combo rápido, há quem prefira algo mais demorado e por aÃ* vai). Ainda nessa questão q vc tocou sobre estar lento, delay e etc: um pokémon como a Weavile pode usar muito bem um Agility/D. Team, que não tem delay, pra esquivar e combar com Swords, Avalanche e Dark Frenzy, não? Não é bem mais coerente? Weavile não é esse pokémon ágil?

    Por isso entrei na questão de variar e diferenciar ainda mais pokémons, TM's, e estilo de jogo em geral. Sabe um pokémon que detesto mesmo nunca tendo tido um? Houndoom. Aquele combo dele me irrita, e é por isso que busco outras opções.

    Dei muita volta nisso eu acho mas é q queria deixar bem claro o que penso kkkkkkk, enfim, sobre o Vire, bizarra essa parada do delay, e dá pra ver como o Protect fica inútil nele. E daÃ* vc deixa o bicho sem Protect e ele apanha pra caramba até soltar o combo todo... são essas questões que podem ser resolvidas, claro, com um toque de balanceamento aÃ*, não é sugerir basicamente que todos os pokémons fiquem "fodões" tb auhdyahda

    Sing é outra coisa que me incomodou demais quando voltei a jogar, você usa e tem apenas 1seg pra combar com o próximo pokémon e isso deixa a Hunt incrivelmente chata e lenta (pra mim que curto sair explodindo, correndo, lurando, correndo riscos etc)
    Cara, vou dizer que sou meio assim tb auhdyahdah até por isso por exemplo tenho um Typhlosion sem Protect porque curto explodir tudo com Eruption e Blast Burn, mesmo apanhando pra c***lho, um Salamence sem Protect tb, e por aÃ* vai.
    Mas então, é isso, acho q podem ser criados modos de jogo mais diversificados, pelo q vejo tem uma galera aÃ* que realmente curte do jeito que tá e beleza, eu não, vc não, outros não. Pois então pensemos em modos q façam o jogo se tornar mais flexÃ*vel e divertido ao modo de cada um!!

    (Também acho que o Sing poderia ser no mÃ*nimo levemente buffado )

    O que eu quero dizer com isso?
    O jogo tem que ser DIVERTIDO, não há porque reclamar que o pokémon do coleguinha tá ruim, é muito mais viável solicitar mudança nos pokémons que você tem/quer ter
    Sim sim e é isto que faço ahsuhahdah direto tô falando no ouvido do Deddz sobre Mismagius, Typhlosion, Infernape... são alguns pokémon que tenho e acho que mereciam uma olhada de novo neles em suas respectivas questões. Weavile tb. Não disse o que eu disse só por tipo "tenho Weavile mas reconheço que merece um nerf", não foi somente isso. Eu realmente acharia melhor a Weavile com Agility/D. Team pois deixaria o combo dela muito mais rápido. Eu sinceramente nem gosto do Protect kkk mas tem pokémon que sem ele não dá pra usar e daÃ* ok, eu uso e realmente fica bom, mas no caso da Weavile eu botei na minha e não gostei, esse delay tira a graça, a coerência e a essência do pokémon pra mim saca?

    [Sceptile é um exemplo de pokémon q sem Protect fica MUITO melhor! Ele comba rapidão, inclusive o meu nem vou tirar o Solar Beam, que pelo visto vc tb gosta kkkkkkkkkk]

    Aliás uma observação rapidinha, sabe um pokémon que acho muito legal da forma que tá agora?
    Dodrio! Tem pra todos os gostos: vc pode colocar buff de agilidade e usar a SPD dele e ficar sem Protect pra colocar buff no ATK (Swords), ou se você é tarado por Protect, pode colocar e perde o buff, mas não apanha (porém creio que nem os mais tarados por Protect façam este crime com o lindo do Dodrio (<3))

    Voltei a pouco tempo e vou jogar bem menos do que jogo a partir da semana que vem por causa da faculdade/trabalho/morar solo e se eu for pegar um sábado pra escolher entre meu descanso e um game que não tá atendendo minhas expectativas eu prefiro descansar hahaha
    AÃ* é foda ;--; aushaysbsh vc é um player que faz falta, cara, espero que o joguinho atenda suas expectativas e vc jogue o máximo q der kkkkkkk
    Tmj, valeu por contribuir aqui <3

  6. #6
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0
    Ps: eu gosto do Bro e tô jogando bastante ultimamente, as crÃ*ticas são construtivas e vou me manter jogando quando puder
    AÃ* sim
    E crÃ*ticas construtivas não podem faltar, eu acho que elas realmente podem fazer a diferença no jogo!

  7. #7
    Mestre
    Reputation
    Jun 2014
    144
    0
    ihhhhhh mexeu com weavile

  8. #8
    Mestre
    Reputation
    Jun 2014
    144
    0
    A entrada do Protect no jogo foi algo mto bom pra epoca, mas acho que com o tempo se passou, os players foram ficando escravos de Protect e criaram o pensamento "meu poke so vai ser util em hunt se tiver protect e dois atk em area". Na minha opiniao o jogo mudou mto desde que o protect entrou, acho que revisar o move em si seria algo mais viável do que avaliar o tm em poke por poke.

    Como fazer isso? N faço a minimah ideiah


    p.s: acho mais facil vc postar isso no discord e ser notado la doq aqui more kkk

  9. #9
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0
    ihhhhhh mexeu com weavile
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. #10
    MADO SCIENTISTO
    Reputation
    Jun 2015
    62
    0
    A entrada do Protect no jogo foi algo mto bom pra epoca, mas acho que com o tempo se passou, os players foram ficando escravos de Protect e criaram o pensamento "meu poke so vai ser util em hunt se tiver protect e dois atk em area". Na minha opiniao o jogo mudou mto desde que o protect entrou, acho que revisar o move em si seria algo mais viável do que avaliar o tm em poke por poke.

    Como fazer isso? N faço a minimah ideiah
    Kkkkkkkk, mas aÃ* é que tá, como fazer isso? Se mexer no move em si eu creio que será muito mais complicado, mas essa possibilidade não pode ser descartada neh

    p.s: acho mais facil vc postar isso no discord e ser notado la doq aqui more kkk
    Mas eu mandei o link lá kkkkkkkk como é algo maior preferi postar aqui mesmo

    Vlw por contribuir aÃ* Ultra ^^

  •