12

thread: Tiers

  1. #1
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10

    Tiers

    Olá treinadores,


    Estou colocando em prática algumas ideias que citei anteriormente envolvendo o balanceamento nesse tópico. Antes de explicar o que e onde foi feito, gostaria de falar um pouco sobre 2 problemas que temos hoje na questão de balanceamento, provavelmente os maiores.


    "Walls/Tanks": Categoria de Pokémon que não tem muito valor pelo que deveriam fazer, resistir dano, ser sempre o último a cair. Sabemos que fazer deles apenas Pokémon quase imortais, que não fazem nada além disso não chega a ser nada perto de uma solução, mas sem dúvida achamos que eles merecem ganhar um pouco de destaque especificamente nessa função. Por isso estamos dando para alguns Pokémon dessa categoria um potencial bem maior na parte defensiva a partir de seus status, vão receber uma redução maior de dano a partir dos atributos de defesa e defesa especial, além de um grande bônus de vida a partir do atributo HP. Seus ataques básicos também ficaram um pouco mais fortes e lentos e tiveram uma redução grande na chance de esquiva.

    Agilidade: Não chega a ser bem da categoria que pretendo falar sobre, mas o atributo em sÃ* como um todo. Grande alvo de reclamações por não ter tanta influencia quanto outros atributos para grande maioria dos Pokémon. Um atributo problemático na questão de balanceamento já que esquiva pode se tornar muito irritante forte em alguns casos, que na maioria das vezes são selvagens. Por isso, gostarÃ*amos de valorizar mais esse atributo para alguns Pokémon que são dependente dele.


    Vamos ao que muda na prática. Estamos refazendo o sistema de tiers¹ do jogo para que possamos fazer com que alguns Pokémon tirem mais proveito de certos atributos ligados as suas funções.

    Vale lembrar que boa parte desse conteúdo pode mudar e está sendo revisado diariamente, até chegar em um ponto ideal.

    ¹: Atualmente é um sistema oculto de classificação para os Pokémon, com essas mudanças pretendemos ter um sistema mais sólido e trazer tudo isso para a pokédex.




    Nesse tier vão ficar os Pokémon que tem caracterÃ*sticas defensivas, estão recebendo uma boa ajuda nas capacidades defensivas, tirando um proveito muito maior de seus status.

    • Intervalo maior entre os ataques básicos.
    • Ataques básicos um pouco mais fortes.
    • Influência muito maior nos atributos DEF, SP. DEF e HP.
    • Influência do atributo SPEED para chance de esquiva foi reduzida.
    • Influência um pouco menor para os atributos ATK e SP.ATK.
    • Espécies que já estão adicionadas nessa categoria:





    Mais da metade dos Pokémon se encaixam nessa categoria, se um Pokémon tem a unica função de causar dano é aqui que ele vai estar. "Causar dano" é um termo muito vago, pegando por exemplo um Alakazam, um Machamp e um Scyther são Pokémon que estão ali para causar dano mas de formas diferentes. Por essas razões estamos separando melhor os tiers dentro dessa categoria sendo eles:

    Ofensivo agilidade:
    Pokémon que tinham um grande problema devido ao seu status principal na maioria das vezes ser velocidade, que não estava gerando grandes vantagens para eles, as mudanças foram:

    • Intervalo menor entre os ataques básicos.
    • Ataques básicos um pouco mais fortes.
    • Influência um pouco maior nos atributos ATK e SP.ATK.
    • Influência um pouco menor nos atributos DEF , SP.DEF e HP.
    • Influência do atributo SPEED para a chance de esquiva foi aumentada.
    • Influência do atributo SPEED para precisão foi aumentada.
    • Espécies que já estão adicionadas nessa categoria:



    Ofensivo explosivo (Burst):
    Espécies dessa categoria são os que funcionam melhor no nosso gameplay atual, são muito bons em entrar em uma luta e soltar tudo que tem com seus poderosos golpes em área. Nas questões defensivas eles serão um pouco diferentes aqui e separados em duas partes: Os que dependem de DEF/SP.DEF para se defender e os que dependem de chance de esquiva. Para ambos os casos eles não vão ganhar um bônus tão alto quanto os defensivos ou os ofensivos de agilidade, mas merecem uma ajuda nessa questão.

    • Influência maior nos atributos ATK e SP.ATK.
    • Para espécies que dependem de SPEED, maior influência na chance de esquiva. (ex: Alakazam)
    • Para espécies que dependem de DEF/SP.DEF/HP, maior influência nesses atributos. (ex: Exeggutor)
    • Espécies que já estão adicionadas dessa categoria (Speed):
    • Espécies que já estão adicionadas dessa categoria (HP/Def/SP.Def):




    Lutadores:
    Não exatamente falando do tipo LUTADOR, mas para os Pokémon que não se encaixam em uma das categorias acima, podem ter caracterÃ*sticas de um Pokémon explosivo ou de dano contÃ*nuo e ainda possuem valores bons em status defensivos. Em geral, um Pokémon dessa categoria costuma ter os status muito bem balanceados², temos Arcanine como um bom exemplo.

    ²: Isso não quer dizer exatamente que todos seus status precisam ser iguais, apenas bem distribuÃ*dos dentro de sua proposta como Pokémon. Pela parte ofensiva, se causam dano fÃ*sico ou especial não chega a ser um problema já que o bônus de Tier para ambos é o mesmo.

    • Intervalo menor entre os ataques básicos.
    • Ataques básicos um pouco mais fortes.
    • Influência maior nos atributos ATK e SP.ATK.
    • Influência maior nos atributos DEF , SP.DEF e HP.
    • Influência do atributo SPEED para a chance de esquiva foi levemente reduzida.
    • Espécies que já estão adicionadas nessa categoria:




    Suporte:
    Essa categoria é para os Pokémons que ajudam seus aliados com curas e buffs, também podem ser bons com condições especiais e debuffs contra inimigos. Costumam ter boas caracterÃ*sticas defensivas mas não são muito bons em causar dano diretamente aos inimigos.

    • Influência maior nos atributos HP, DEF e Sp.DEF.
    • Ataques básicos são rápidos, mas tem dano reduzido.
    • ATK e SP.ATK levemente reduzidos.
    • Espécies que já estão adicionadas dessa categoria:




    • Shinies e mega-evoluções participam do mesmo tier da espécie comum.
    • Todos os tiers possuem divisões menores para espécies mais fracas ou de evoluções anteriores. Quando não existem mudanças drásticas na linha evolutiva (Scyther e Scizor, por exemplo) o mesmo tier será mantido para todas as formas.


    Mesmo passando por vários testes antes de irem para os servidores, jogadores são bem melhores em experimentar e opinar sobre as mudanças. Comentem abaixo o que acharam, seja pelas ideias ou pelo que já está rodando no servidor, é bem possÃ*vel que muita coisa citada acima tenha a necessidade de mudanças e contamos com vocês para chegar em um ponto ideal.

    (Não me ignorem como fizeram no tópico citado lá no inÃ*cio plx ).

  2. #2
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    Reservado, vou listar todos os Pokémon ainda nesse tópico, posso precisar desse post também.

  3. #3
    Mestre
    Reputation
    Jun 2014
    144
    0
    Eu sinceramente n sei o que comentar no momento ksksksksksk Não vou dizer que gostei, mas tb n vou dizer que adorei sla. Eu achei bem estranho meu shiny crobat levar de boa mega shiny glalie, tyranitar (tudo +30 e tals) pq ele esquivava de TUDO praticamente kkkkk mas aÃ* entra a questão que crobat já ta num tier definido e os outros não. Acho que é uma questão mais de adaptação com o tempo, aÃ* sim acho que vai ser possÃ*vel de comentar já que tem poucos pokés no momento com essa nova mudança.

    Todos os pokés vão ter um tier definido? (Incluindo os especiais, clones etc)

  4. #4
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    Eu sinceramente n sei o que comentar no momento ksksksksksk Não vou dizer que gostei, mas tb n vou dizer que adorei sla. Eu achei bem estranho meu shiny crobat levar de boa mega shiny glalie, tyranitar (tudo +30 e tals) pq ele esquivava de TUDO praticamente kkkkk mas aÃ* entra a questão que crobat já ta num tier definido e os outros não. Acho que é uma questão mais de adaptação com o tempo, aÃ* sim acho que vai ser possÃ*vel de comentar já que tem poucos pokés no momento com essa nova mudança.

    Todos os pokés vão ter um tier definido? (Incluindo os especiais, clones etc)
    Sim, todos.


    Ainda to tentando ajustar valores, como eu disse eu preciso de um feedback do que está acontecendo no caso de vocês pra evitar algumas situações bizarras.

  5. #5
    Unbelievable
    Reputation
    Feb 2015
    209
    0

    Tem que ter tÃ*tulo?

    "Influência do atributo SPEED para chance de esquiva foi reduzida."

    Mais um nerf no meu Geot é isso que ouvi??

    Mais um buff no pokemon mais forte do jogo (Weavile) é isso mesmo ?? ó

  6. #6
    Mestre
    Reputation
    Jun 2014
    144
    0
    Sim, todos.


    Ainda to tentando ajustar valores, como eu disse eu preciso de um feedback do que está acontecendo no caso de vocês pra evitar algumas situações bizarras.
    "Todos os tiers possuem divisões menores para espécies mais fracas ou de evoluções anteriores. Quando não existem mudanças drásticas na linha evolutiva (Scyther e Scizor, por exemplo) o mesmo tier será mantido para todas as formas."

    Mas no caso de Scizor e Scyther vai mudar né, pq tipo o Scyther é uma coisa mais focada em spd, já o Scizor é uma coisa mais burst, ou n?


    "Influência do atributo SPEED para chance de esquiva foi reduzida."

    Mais um nerf no meu Geot é isso que ouvi??

    Mais um buff no pokemon mais forte do jogo (Weavile) é isso mesmo ?? ó
    Mas no caso vc ta levando em conta Pidgeot como um tank né moço. Na minha humilde opinião pirigótica, eu acho que ele se encaixaria mais como um ofensivo agilidade do que como tank rç

  7. #7
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    "Todos os tiers possuem divisões menores para espécies mais fracas ou de evoluções anteriores. Quando não existem mudanças drásticas na linha evolutiva (Scyther e Scizor, por exemplo) o mesmo tier será mantido para todas as formas."

    Mas no caso de Scizor e Scyther vai mudar né, pq tipo o Scyther é uma coisa mais focada em spd, já o Scizor é uma coisa mais burst, ou n?




    Mas no caso vc ta levando em conta Pidgeot como um tank né moço. Na minha humilde opinião pirigótica, eu acho que ele se encaixaria mais como um ofensivo agilidade do que como tank rç
    Exato e exato.

  8. #8

    Reputation
    Dec 1969
    0
    0
    O que mudou de 3 meses atrás, pra agora?

    Tenho a leve impressão de que sugeri a mesma coisa, e foi dito que não tinha como fazer assim.

  9. #9
    Tá tudo bem agora.
    Reputation
    Sep 2012
    31
    1.370
    10
    O que mudou de 3 meses atrás, pra agora?

    Tenho a leve impressão de que sugeri a mesma coisa, e foi dito que não tinha como fazer assim.
    Conseguimos alterar algumas coisas no servidor, por isso não foi feito mais cedo. Tem muito aÃ* do que já conversamos anteriormente :P

  10. #10
    Mestre
    Reputation
    Jun 2014
    144
    0
    Já que faz um tempo que a mudança entrou e com isso novos pokés foram entrando em seus respectivos tiers, irei deixar aqui a minha opinião formada por enquanto.

    Tanks/Ofensivo SPD: Sem dúvidas foram os mais influenciados com a mudança, trouxe mta utilidade a pokés que EU considerava inútil, como tbm trouxe mto poke pro meta atual do jogo. Também trouxe uma utilidade pro atributo SPD que antes (mesmo com uma spd altÃ*ssima) o poke mal dava um evaded.

    Lutadores: Não foi uma mudança tão influente como as resistências dos pokes tanks e a esquiva do ofensivo spd, porém foi uma mudança que eu gostei tbm. ADOREI os atk básicos kakaka

    Burst: Na minha opinião foi a menos impactante (deve ser pq antes mesmo dos tier eles já faziam o seu trabalho de forma clara, ou pq eu não estou jogando mais, idk), a unica mudança que eu percebi foi no tier ofensivo burst spd que de vez em quando sobe uns evaded ali nos pokés que fazem parte desse tier. No caso dos com influencia em SPDEF/DEF/HP, eu sinceramente não vi nenhuma mudança kakakaka (pois como eu disse não estou mais jogando, toda minha opinião foi baseada em duel de tc msm)

  •